São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

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Consumo

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Leitores afirmam não conseguir trocar aquecedor com a Comgás

DA REDAÇÃO

Os leitores Marcio Aparecido Blanco e Ligia Carignato se queixam do atendimento da Comgás. De acordo com eles, em março passado, a empresa Vilbergás vendeu aquecedores em seu condomínio.
"A empresa vendia o equipamento, e o condômino assinava um contrato com a Comgás para que aquele valor fosse descontado em conta de consumo em até 24 vezes."
Blanco e Carignato afirmam que fizeram a compra de um aquecedor de oito litros, o qual, segundo o vendedor, seria capaz de suprir a demanda apenas do chuveiro. "Mas que, se quiséssemos aquecer também a torneira da pia, deveríamos optar por um de 18 litros", afirmam.
A escolha dos leitores não atendeu suas expectativas e, portanto, tentaram trocar o aparelho antes que fosse debitada a primeira parcela.
Primeiro, dizem, entraram em contato com a empresa que vendeu os aquecedores. Ali, foram informados de que deveriam ligar para a Comgás e só depois pedir o envio de um técnico para a substituição do aparelho. "Foram feitos mais de 30 protocolos de solicitação na Comgás e até agora ninguém deu retorno", reclamam.

Resposta: A Comgás informa que o aparelho foi instalado em 11 de abril e que o primeiro contato realizado pelos leitores foi feito em 29 de abril. A empresa diz que, segundo o código do consumidor, a desistência do contrato pode ser feita em até sete dias a partir da assinatura ou do ato do recebimento do produto. Assim, afirma a Comgás, não é possível substituir o aparelho, pois a comunicação não ocorreu dentro do prazo.

USUÁRIO RECLAMA DA REDE CINEMARK

Freqüentador da rede Cinemark, Marildo Matta diz que se surpreendeu ao não poder usar a carteira de estudante para pagar a meia-entrada em sessão no shopping Santa Cruz. "Descobri que a minha carteirinha de estudante não seria aceita. Mesmo sendo emitida por um curso de MBA, me pediram um boleto como comprovante." Mesmo contrariado, diz ele, pagou o valor integral. "Até deixei de freqüentar esse cinema por um tempo." Quando voltou, entretanto, Matta afirma que nem tentou usar a carteirinha. Mas o atendimento foi aquém do esperado. "Não consegui nem usar os banheiros, pois depois das 23h eles foram fechados."
Resposta: O Cinemark informa que a fiscalização das carteirinhas foi reforçada a fim de evitar o uso indevido e diz lamentar o mau atendimento.

TENDA ATRASA ENTREGA DE IMÓVEL, DIZ COMPRADORA

Ao comprar um empreendimento da construtora Tenda em agosto de 2006, Denise Honório esperava receber as chaves em setembro do ano passado, o que não ocorreu. O prazo se estendeu ainda mais, e, agora, a empresa diz que vai entregar o imóvel em novembro deste ano, diz Honório. "Claro que pode sofrer novos atrasos, já que a Tenda não se compromete em formalizar por escrito essa nova data." Além do atraso, ela reclama do valor da parcela que firmará a entrega das chaves. "O reajuste é de 12% ao ano, com base no INCC [Índice Nacional de Custo da Construção]."
Resposta: A Construtora Tenda informa que entrou em contato com a leitora para esclarecer dúvidas sobre os reajustes. A empresa diz também que informou sobre a multa que deverá pagar por causa do atraso na entrega das chaves.


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