São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Anvisa vai exigir registro de tintas produtos para tatuagem

DA FOLHA ONLINE

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai exigir o registro dos produtos utilizados em tatuagens. Na última sexta-feira, a agência publicou uma medida, que também prevê o registro para os aparelhos, agulhas e acessórios usados para fazer tatuagens.
Atualmente, o controle sanitário dessa atividade se restringe às inspeções dos estúdios de tatuagem, realizadas pelas vigilâncias sanitárias municipais. Nas vistorias são avaliadas a estrutura e a assepsia dos estabelecimentos.
O objetivo da nova norma é controlar com mais rigidez o material usado para a atividade. Produtos invasivos (que adentram o corpo) de longo prazo, os pigmentos e solventes utilizados na fabricação das tintas foram classificados como produtos para saúde de classe 3, de alto grau de risco, segundo a Anvisa.
Para obter o registro destes produtos, os fabricantes deverão realizar ensaios para comprovação de que as tintas não são tóxicas e não causam câncer, entre outras características importantes para a segurança de uso.


Texto Anterior: Médicos faltam a plantão, e ponto é quebrado
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.