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CET divulga lentidão menor do que a real
DA REPORTAGEM LOCAL
No balanço feito na quarta
semana de restrição aos caminhões em São Paulo, a CET divulgou ter havido uma média
de congestionamento às 7h inferior à que foi registrada e detalhada por seus funcionários.
O número real do trânsito no
horário, conforme boletins diários da empresa, ficou no mínimo 30% superior ao veiculado
pela administração Kassab.
A Folha detectou a divergência ao analisar as medições dos
engarrafamentos pela CET, a
cada hora, entre os dias 30 de
junho e 22 de julho deste ano.
O cálculo mostra que a média
de lentidão às 7h nesse período
esteve acima de 17 km -segundo um parâmetro conservador,
com a hipótese de ter havido
0 km de fila em dois dias (quando a CET não enviou seus boletins com os dados do trânsito).
O índice médio no mesmo
período divulgado no balanço
da CET, porém, foi de 13 km.
Esse dado, similar ao de
2007, favoreceu a conclusão de
que os engarrafamentos ao
longo do dia estiveram sempre
em patamar igual ou inferior ao
do ano passado, e não acima.
0 km
Para atingir a média de 13 km
divulgada pela CET seria necessário, por exemplo, que tivesse ocorrido 0 km de congestionamento às 7h em seis dias.
Essa informação -de 0 km
de trânsito em seis dias seguidos- consta do sistema interno dos empregados da CET.
Mas, além de ser considerada
pouco factível por técnicos, ela
acabou desmentida pelos boletins diários, que detalham até
as vias onde havia engarrafamento em cada um dos dias.
Em 16 de julho, por exemplo,
os agentes de trânsito registraram ter havido 22 km de lentidão às 7h -incluindo 4,6 km na
marginal Tietê, entre as pontes
da Casa Verde e Vila Guilherme. O sistema interno da CET,
no entanto, registrava 0 km.
A assessoria de imprensa da
CET foi procurada, mas não
respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.
Ela se limitou a divulgar uma
nota dizendo que "a CET divulga diariamente os níveis de lentidão" e que "a imprensa tem
acesso a um site da CET no qual
é possível consultar on-line a
lentidão em cada região e nos
principais corredores".
Afirma que "as informações
ficam automaticamente disponíveis para a sociedade e imprensa no exato momento em
que são finalizadas, sem qualquer possibilidade de intervenção de outras áreas da empresa,
exceto da área técnica".
Desde a semana passada, a
gestão Kassab passou a relativizar as comparações do trânsito
no começo da manhã sob a alegação de que, há quatro meses,
os agentes começaram a entrar
meia hora mais cedo para fazer
as medições -algo que os levaria a se organizar melhor. A
avaliação foi contestada pelo
sindicato que representa os
funcionários da CET.
(AI E RS)
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