São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003


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RELIGIÃO

Igreja do bairro de Moema usa equipamento de R$ 105 mil para atrair fiéis; sistema exibe trechos de filmes bíblicos

Em SP, missa tem auxílio de circuito de TV

AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL

Luz, câmera, ação -começa a missa na igreja Nossa Senhora Aparecida de Moema, a única na cidade de São Paulo a ter um circuito interno de TV.
Zoom na hóstia, close no rosto da noiva, trechos de filmes bíblicos antes da leitura do evangelho. A novidade, que poderia ter sido mal recebida pelos fiéis mais apegados às tradições, ganha elogios.
"Eu gosto porque, antes, quem sentava longe não conseguia ver o altar. As colunas também atrapalhavam. Agora dá para ver tudo", afirma Alzira Bastos, 67.
"Em Aparecida do Norte também tem televisão, mas fica no alto, não é tão bom quanto aqui", comenta Nevinha Bastos, 70, irmã de Alzira. Ambas frequentam a paróquia há mais de 50 anos.
Além disso, o aparato tecnológico atraiu novos adeptos para a liturgia. De acordo com o padre Olivo Binotto, o número de participantes nas missas aumentou cerca de 50% nos últimos oito meses, quando foi instalado o equipamento.
O número de casamentos no local também cresceu. De aproximadamente 220, no ano passado, deve passar de 240 neste ano. A vantagem: mal os noivos se beijam e já recebem a fita editada.
Nas tardes de sábado, um outro grupo usufrui da estrutura da igreja: os deficientes auditivos, para os quais é realizada uma missa totalmente legendada.

Investimento
O equipamento consiste em quatro câmeras, uma ilha de edição e 12 TVs, das quais duas -as que estão ao lado do altar- possuem tela de plasma. O custo: R$ 105 mil, fora o salário dos três operadores. Tudo proveniente, segundo o padre Binotto, de dízimos e coletas.
"Tivemos de parcelar em oito prestações. É caro, mas todo mundo que vê fica entusiasmado. Num dia em que o operador não veio, você precisava ver o tanto de reclamação", conta.
Segundo Binotto, a reação foi maior quando -ainda antes das TVs- ele resolveu trocar os tradicionais bancos de madeira da igreja por cadeiras estofadas.
"Os mais velhos ficaram resmungando, mas pergunta hoje quem não quer as almofadas. Isso eu aprendi num congresso de marketing católico: o mínimo que você tem que ter numa igreja é um bom som, cadeiras confortáveis e um belo estacionamento. Sobretudo em uma cidade como São Paulo. Sem isso, a pessoa procura outro lugar", afirma o padre Binotto enquanto -de tênis e abrigo esportivo- exibe as inovações da sua igreja.

Novas idéias
Ao contrário do que a descrição sugere, porém, não se trata aqui de mais um integrante da geração do padre Marcelo Rossi -fenômeno da Renovação Carismática que, aos 29 anos, arrebatou fiéis com músicas, missas animadas e programas televisivos.
Com 68 anos, Binotto já possui uma longa trajetória sacerdotal, além de ser formado em filosofia, teologia, orientação educacional, pedagogia e administração. Da soma dessas experiências, concluiu: "Nós precisamos adotar idéias avançadas, senão a igreja morre".
Para isso, apostar nos meios de comunicação é fundamental, em sua opinião -assim como na dos demais membros de sua congregação, os salvatorianos. A Sociedade Divino Salvador foi criada pelo padre Francisco Jordan, em 1881, na Itália, com o intuito de divulgar o cristianismo pelos meios disponíveis na época: universidade, missões e imprensa.


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