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FÉRIAS
Com eventos culturais e musicais, 42 empresários querem atrair o público durante o frio, baixa temporada da região
São Sebastião quer atrair turistas no inverno
ELIANE MENDONÇA
DAS REGIONAIS, EM SÃO SEBASTIÃO
Um grupo de 42 empresários de
São Sebastião, litoral norte de São
Paulo, declarou guerra ao turismo
sazonal neste inverno. Eles pretendem atrair turistas durante o
período apresentando variadas
opções de lazer para quem quer
descansar longe da badalação e da
aglomeração de regiões como a de
Campos do Jordão -principal
destino dos paulistanos que saem
da capital nesta época.
O projeto chamado Costa dos
Alcatrazes conseguiu reunir donos de estabelecimentos que estão espalhados em uma faixa de
25 quilômetros, entre as praias de
Boracéia e Boiçucanga, na costa
sul de São Sebastião.
Uma extensa programação foi
preparada para o lançamento da
idéia -de eventos culturais e musicais até a gastronomia refinada,
que pode atender às expectativas
do público mais exigente.
Há ainda as opções de passeios
náuticos e de ecoturismo, que dão
ao turista a oportunidade de explorar a costa sul de São Sebastião
sob uma nova ótica: como um lugar que oferece, além dos banhos
de mar, um cenário composto pelas montanhas da serra do Mar, o
clima de inverno e a beleza das
praias.
Nos dias 24, 25 e 26, por exemplo, haverá shows de música eletrônica, de rock clássico e de blues
no shopping Monjolo, na praia de
Juqueí. A partir de amanhã até o
dia 27, começa a Semana do Mar,
quando serão realizados diversos
cursos de gastronomia, como o de
especialização em peixes. Este será feito na terça-feira, na praça do
Pôr-do-Sol, praia de Boiçucanga,
e custará R$ 80 (R$ 20 de desconto para hóspedes de hotéis e pousadas associadas).
Toda a programação -cultural, gastronômica, musical, náutica, de relaxamento-, além dos
endereços e telefones dos estabelecimentos, pode ser conferida na
página da internet www.costa
dosalcatrazes.com.br.
Segundo Luiz Alberto Vergílio,
um dos idealizadores do projeto,
a decisão de fazer o lançamento
em julho surgiu porque é o período que coincide com as férias escolares e o auge do inverno. "A
idéia é mantermos uma programação diversificada durante o
ano todo. Para agosto, já estamos
com eventos agendados."
Atrações
Segundo ele, duas atrações estão
confirmadas para o próximo mês
-a segunda etapa do torneio
brasileiro de canoas havaianas e
um evento de hipismo.
Para o empresário Edinho Engel, 48, proprietário do restaurante Manacá, um dos estabelecimentos que integram o projeto, a
expectativa é atrair os turistas de
alto poder aquisitivo que procuram locais que estão no contrafluxo do movimento turístico, mas
que também ofereçam boas opções de lazer e entretenimento,
sem o incômodo da aglomeração
e do trânsito congestionado.
"No verão, temos um movimento intenso, que cai bruscamente no mês de abril, quando as
temperaturas começam a baixar.
Por isso, precisamos mostrar que
o litoral tem muito o que oferecer
também durante o inverno."
Outro empresário que se mostra otimista é Tomas Whitaker
Guidotti, 39, proprietário da pousada Aldeia de Sahy.
"Acreditando no sucesso do
projeto, construí uma lareira em
um dos ambientes da pousada para agradar àquele hóspede que
não dispensa o charme e o aconchego do inverno, mesmo estando no litoral", disse.
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