São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Para conter infiltrações, Oca passa até outubro por impermeabilização

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Prefeitura de São Paulo espera concluir até outubro a primeira obra completa de impermeabilização da Oca, no parque Ibirapuera (zona sul). O objetivo é combater infiltrações que poderiam deteriorar a estrutura interna.
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente prevê terminar até 7 de setembro a parte externa, iniciada há um mês, e até 16 de outubro o trabalho interno -aproveitando o intervalo entre as exposições "Bossa na Oca" e "MAM 60 anos".
Orçada em R$ 1.134.811, a impermeabilização foi determinada depois de um laudo -encomendado a uma empresa privada- concluir, em 2007, que reformas parciais não continham as infiltrações. "Ratificou aquilo de que já desconfiávamos", resume o engenheiro Sérgio Ferlini, responsável pela obra.
De acordo com Ferlini, uma manta acrílica está sendo aplicada, porque, além de impedir as infiltrações, é preciso preservar o projeto arquitetônico, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). "Como a manta é branca, mantém a cor original", diz o engenheiro.
A Oca é uma das cinco peças que fazem parte do conjunto arquitetônico do parque Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer em 1951 e inaugurado em 1954, por ocasião do 4º centenário da cidade de São Paulo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: ONGs criticam ministro por atraso em óleo diesel mais limpo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.