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Classe média adere à moda da Zepa's e da 25
DA REPORTAGEM LOCAL
Enquanto a "feirinha da madrugada" atrai durante a noite
ambulantes e pequenos comerciantes de diferentes cidades do
país, a região das ruas 25 de março e José Paulino, no centro de
São Paulo, é cada vez mais visitada ao longo do dia por consumidores da classe média.
Atrás de preços mais acessíveis,
eles vasculham lojas e camelôs da
região, que já ganhou apelidos carinhosos como Zepa's, Joseph
Paul e Josepa. Os consumidores
compram roupas que trazem etiquetas das grifes da moda, mas a
maioria tem vergonha de confessar que a bolsa da Louis Vuitton
que carrega não foi comprada em
um dos shopping center da cidade e sim no camelô da 25.
A revisora Mônica Vieira da
Costa, 34, comprou uma calça
com etiqueta da Fórum em 1999
por R$ 15 no centro de São Paulo.
Ela conta que até hoje usa a calça e
que ninguém percebe que não é
uma original e sim uma cópia barata. "Já dura três anos."
Para o sociólogo e cientista político Marcos Agostinho Silva, a
procura por produtos de camelôs
está ligada ao Plano Real, que impulsionou a venda parcelada de
eletroeletrônicos e o acesso de
classes mais baixas a esses produtos. "Esse consumidor não consegue suprir o equipamento com
CDs e DVDs originais, e procura
os camelôs." Outro fator seria o
desejo de pertencer ao grupo de
compradores de produtos caros.
A professora de inglês Laura
Leone, 23, comprava roupas no
shopping Pátio Higienópolis. Na
última quinta-feira, foi às compras na rua José Paulino com sua
amiga Bianca Pereira, 22, que costuma comprar bolsas, cintos e
cosméticos. "São os mesmos produtos do shopping, onde eu gastava o triplo", disse Leone.
Num estande de roupas de ginástica, Leone diz ter encontrado
uma calça "muito parecida" com
a que comprara no dia anterior no
shopping. Enquanto ela havia pago R$ 45 no shopping, a peça saía
por R$ 18 na José Paulino.
Já Érika Sakashita, 21, estudante
de administração de empresas,
diz não gostar de comprar roupas
na região, mas não dispensa os
óculos dos camelôs. "Não vou pagar R$ 700 no shopping center se
aqui pago só R$ 15."
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