São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para professora, quem se cuida não precisa de remédio

DA REPORTAGEM LOCAL

Eliana Aguiar Petri Nahás, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual Paulista, diz que, depois da divulgação dos resultados do estudo WHI, "cada vez mais é preciso individualizar esses tratamentos".
A professora, que estuda tratamentos para os sintomas da menopausa com substâncias de plantas, diz que quem tem hábitos saudáveis durante a vida não precisa de remédios na menopausa.

Folha - O que muda depois dos resultados da pesquisa?
Eliana Aguiar Petri Nahás
- Para cada paciente vamos pesar riscos e benefícios. Cada vez mais é preciso individualizar esses tratamentos. A terapia estudada não é um único tipo de associação. Temos muitos tipos, muitas formas.

Folha - Qual é a sua recomendação para quem usa a TRH?
Eliana
- Elas devem localizar seus médicos e conversar.

Folha - E para quem quiser usar remédios "naturais"?
Eliana
- Pacientes que optarem por terapias com drogas derivadas de plantas não devem fazer a troca sozinhas. Elas não protegem contra certas doenças [somente dois medicamentos, à base de soja, são aprovados pelo governo, mas para o tratamento de alguns sintomas". O mais importante talvez seja a prevenção. Mulheres que se cuidaram a vida inteira, que fizeram dieta adequada, atividade física regular, não precisam de remédios.



Texto Anterior: Visita regular a médico é recomendada
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Ciro não é Collor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.