UOL


São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Anjo gigante de 216 m2 é destaque na praça da Sé

Decoração de Natal em Salvador terá 1,5 milhão de microlâmpadas

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Igreja de São Francisco (ao fundo), no Pelourinho, que foi decorada com luzes para o Natal


DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 1,5 milhão de microlâmpadas e 230 quilômetros de cordões luminosos, além de 360 peças e figuras decorativas, compõem a decoração natalina de Salvador, projeto da prefeitura da capital baiana.
Uma das peças mais impressionantes é um anjo gigante feito de luzes, de 216 m2, que recobre quase toda a fachada do edifício Themis, na praça da Sé.
A praça Castro Alves foi ornamentada com 29 anjos, de 12 m2 cada um, produzidos com lâmpadas coloridas. As figuras foram instaladas na balaustrada que contorna a praça.
Na avenida Sete de Setembro, uma das principais da capital baiana, dezenas de figuras natalinas, como papais noéis em trenós puxados por renas, dão o tom da decoração.
Na região do centro histórico, chama a atenção a iluminação instalada na igreja São Francisco, que teve as linhas do seu contorno, do seu portal e das suas janelas destacadas pelas luzes.

Conjunto arquitetônico
Da mesma forma, receberam luzes os contornos da Casa de Jorge Amado, da catedral da Sé, do casario do Terreiro de Jesus, do palácio Thomé de Souza (sede da prefeitura) e da sede da Câmara Municipal, entre outros.
"O que procuramos fazer foi instalar iluminações especiais que ressaltassem a beleza do nosso conjunto arquitetônico, que é bem peculiar", disse José Barreto, subsecretário da Comunicação da Prefeitura de Salvador.
A previsão da prefeitura é que as peças decorativas em motivos natalinos sejam recolhidas no dia 6 de janeiro. Já os cordões luminosos instalados em árvores, nos casarios e outras construções deverão iluminar a cidade até o começo de março, depois de passado o Carnaval.



Texto Anterior: Trânsito deve ficar lento na terça-feira
Próximo Texto: Saúde: Procura por dieta aumenta após as festas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.