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CET terá mais guinchos para quem parar em local proibido
Remoção de infratores estava praticamente suspensa havia mais de três anos
Prefeitura anunciou ontem a contratação de 48 novos guinchos e três pátios; áreas críticas terão operações especiais, diz secretário
VITOR SORANO
DO "AGORA"
Após mais de três anos de falta de guinchos para remover
veículos estacionados em situação irregular, a prefeitura
promete uma ofensiva contra
os infratores. Ontem, a CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego) recebeu os primeiros
20 novos guinchos, de um lote
de 48 que serão contratados.
Há mais de três anos, a remoção, nesses casos, vinha sendo
feita só em casos urgentes, já
que os cerca de 30 veículos que
compõem a frota própria da
companhia são usados prioritariamente para veículos quebrados ou acidentados.
A falta de guinchos começou
no final da gestão Marta Suplicy (PT). Até 2004, havia 35
guinchos terceirizados que faziam aproximadamente 1.700
remoções por mês -o número
inclui os veículos quebrados ou
acidentados.
No início deste ano, o TCM
(Tribunal de Contas do Município) suspendeu uma licitação
para contratar guinchos, após
apontar problemas no edital.
Ontem, o secretário municipal de Transportes, Alexandre
de Moraes, anunciou a contratação de 48 guinchos e três pátios por R$ 64 milhões por três
anos. "Conseguimos afastar os
obstáculos que existiam na licitação. Assinamos o contrato e
hoje [ontem] já entraram os
primeiros 20 novos guinchos."
Quando toda a estrutura estiver disponível, a CET estima
que fará 5.000 remoções por
mês. Em março, a média de remoções por estacionamento irregular era de 50 veículos por
mês -nem dois por dia.
O secretário diz que a prefeitura fará operações em áreas
onde a ocorrência de estacionamento irregular é grande. "Nós
vamos começar as operações
não só aleatórias, mas concentradas, em determinadas regiões onde há um acúmulo
maior de veículos parados irregularmente", disse.
Em entrevista publicada em
7 de julho, Moraes disse que o
próximo alvo da gestão Gilberto Kassab (DEM) na questão do
trânsito seria aumentar as
áreas com proibição de estacionar, para aumentar a fluidez.
"É importante que, além das
multas, eles [veículos] sejam
guinchados para possibilitar
uma fluidez maior no trânsito",
disse Moraes ontem.
A CET não informou se será
cobrada taxa para que o motorista recupere o veículo.
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