São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

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Cursos caros de faculdades renomadas como FGV também têm aulas de reforço

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudantes de faculdades renomadas como a FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas) e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) também têm aulas de reforço com conteúdo do ensino médio nos semestres iniciais do curso.
Mas com vestibulares disputados e mensalidades salgadas -R$ 2.158 na FGV e R$ 1.836 na ESPM-, a matéria estudada não é tão básica, e serve para "nivelar" o conhecimento dos alunos e tornar as turmas homogêneas. Assim, o professor pode ensinar temas mais aprofundados sem perder tempo com conceitos elementares. E o menor número de reprovações não desestimula os alunos.
A ESPM foi a mais radical: fechou uma parceria com professores dos cursinhos pré-vestibulares CPV e Intergraus para darem aulas de matemática na graduação de administração em São Paulo. O curso passou a ser obrigatório neste semestre, mas os alunos conseguem dispensa das aulas se acertarem 60% da prova de proficiência.
Não há custo para fazer o curso, que dura de dois a três meses, no fim do qual o aluno faz uma nova prova; em caso de reprovação, assiste novamente às aulas no semestre seguinte.
"As matérias não são novidade, mas é preciso que o aluno as domine, pois servirão de base para novos tópicos", afirma Ivan Soida, professor de matemática do CPV Vestibulares. Segundo ele, no semestre passado, 60% dos alunos tiveram de fazer o curso de reforço.
Procurada, a ESPM confirmou a existência da parceria com os dois cursinhos, mas não deu detalhes do programa.
A Escola de Administração de Empresas da FGV-SP também têm aulas extracurriculares de reforço em matemática e português, dadas pelos próprios professores da faculdade. "O nosso vestibular já seleciona bem os candidatos", diz André Samartini, vice-coordenador da graduação. "Mas como o curso de graduação é exigente, encorajamos os alunos a assistirem às aulas extras". Para 2009, a instituição estuda implantar o teste de proficiência.


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