São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO

Cintura grande sugere problemas cardíacos

JULIO ABRAMCZYK

O aumento da cintura (circunferência abdominal maior que 102 cm no homem e 88 cm na mulher) sugere tendência para desenvolvimento de problemas cardíacos, hipertensão e diabetes. O professor Bernardo Léo Wajchenberg, do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas, analisou a distribuição da gordura intra-abdominal (gordura visceral) por meio de tomografia computadorizada.
O estudo, em homens e mulheres não-diabéticos, sugere um correlação significativa da gordura intra-abdominal com os fatores de risco para a doença cardiovascular (obesidade, triglicérides, hipertensão e ácido úrico). Esses dados serão apresentados por Wajchenberg hoje, em Washington, na Reunião Americana para o Consenso sobre a Síndrome Metabólica.
Nos Estados Unidos, 22% da população adulta é portadora da síndrome. Na quarta-feira, em São Paulo, no 9º Congresso Internacional de Obesidade, ele profere a conferência plenária "Tecido adiposo visceral e subcutâneo abdominal e relação com a síndrome metabólica".
A síndrome está relacionada ao excesso de gordura abdominal em associação com intolerância à glicose (diabetes), aumento de gorduras circulantes no sangue (triglicérides), hipertensão, redução do colesterol protetor (HDL colesterol) e perda de albumina na urina.
Os componentes da síndrome aumentam em três vezes o risco de infarto, "derrame cerebral" e diabetes. Para Wajchenberg, nessa síndrome, causada pela combinação de fatores genéticos com estilo de vida, o excesso alimentar e a vida sedentária são fatores a serem contornados.

OBESIDADE INFANTIL


Televisão agrava o problema A exposição de apenas 30 segundos a comerciais de alimentos é capaz de influenciar a escolha de crianças. E a TV, ao promover produtos com alto teor em gordura e/ou açúcar e sal, agrava o problema da obesidade, alertam Sebastião de Sousa Almeida, Paula Carolina Nascimento e Tereza Cristina B. Quaioti na "Revista de Saúde Pública", da Faculdade de Saúde Pública da USP.

NUTRIÇÃO

Obra dá os fundamentos em pediatria
A Editora Sarvier (0/xx/11/5571-3439) lançou "Fundamentos da Terapia Nutricional em Pediatria", dos médicos Fábio Ancona Lopez, Dirce Maria Sigulem e José Augusto de A.C. Taddei (Unifesp/EPM). A obra orienta médicos, enfermeiros e nutricionistas para formulações de nutrição em crianças com enfermidades.


Texto Anterior: Ovo tem bactéria mais frequente nas infecções
Próximo Texto: Notas: Encontros ajudam médicos a tratar dores crônicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.