|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Anvisa suspende anúncio do iogurte Activia
ANGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Anvisa (Agência Nacional
de Vigilância Sanitária) determinou ontem a suspensão em
todo o país da propaganda do
iogurte Activia, fabricado pela
Danone.
A agência afirmou que "as peças publicitárias induzem o
consumidor à idéia de que a ingestão do produto é solução definitiva para problemas de
constipação intestinal [funcionamento irregular do intestino]", quando ele "apenas contribui no equilíbrio da flora intestinal e seu consumo deve estar associado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos".
Desse modo, segundo entendimento da Anvisa, o consumidor poderia ser levado a retardar a procura por um médico e
por um diagnóstico de doenças
graves que causam os problemas intestinais.
A agência disse que estão liberadas propagandas do iogurte que não apresentem os mesmos problemas, já que não há
qualquer irregularidade com o
produto.
O comercial do Activia diz
que "seu consumo deve estar
associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis" e convida o telespectador
a um "desafio": "Regule seu intestino. Tenha sim uma vida
mais saudável. Faça o desafio:
tome Activia todos os dias. Se
não funcionar, a Danone devolve o seu dinheiro".
A Anvisa apontou ainda outra irregularidade na publicidade -ela não menciona se o produto contém ou não glúten. A
exigência é feita porque há pessoas que possuem alergia à
proteína.
A Danone informou, por
meio de nota, que "não foi diretamente notificada e aguarda,
portanto, os fundamentos que
justificam tal iniciativa [a suspensão da propaganda]".
O texto afirma ainda que
"a empresa reitera que Activia
ajuda a regular o trânsito
intestinal".
A decisão da Anvisa de suspender a propaganda do iogurte foi publicada ontem no "Diário Oficial" da União e, segundo
a agência, já está em vigor.
Os veículos de comunicação
que continuarem a reproduzir
a propaganda estão sujeitos à
serem multados entre R$ 2.000
e R$ 1,5 milhão.
Pesquisa da UnB divulgada
anteontem mostra que o Activia é o sexto alimento mais
anunciado na Rede Globo. O
trabalho analisou as peças publicitárias veiculadas entre
agosto de 2006 e agosto de
2007.
Texto Anterior: Megacampanha quer vacinar homens jovens contra rubéola Próximo Texto: Gratificações: Servidores da saúde de SP terão reajuste Índice
|