São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STELLA MARIS CAYMMI (1922-2008)

Morre mulher de Dorival Caymmi, o "eterno amante do mar"

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

"O nome Stella Maris (estrela do mar) não poderia ser mais adequado para a futura esposa de Dorival Caymmi, o eterno amante do mar." A neta do casal, também chamada Stella Caymmi, escreveu na biografia do avô ("Dorival Caymmi - O Mar e O Tempo") o que era uma das muitas sincronias na trajetória de Dorival e da ex-cantora de rádio -registrada como Adelaide Tostes. Outra foi revelada ontem, mais precisamente às 12h23, quando Stella Maris morreu, aos 86 anos, 11 dias após a morte do compositor.
Após 21 dias em um coma que surgiu inesperado, quando ela se preparava para ter alta do hospital, Stella sofreu insuficiência respiratória. Caymmi tinha sido poupado das notícias sobre a piora do estado de saúde da mulher pela família, "mas desconfiou, porque ela não ligou mais para ele", contou Stella no dia da morte de seu avô, no último dia 16, aos 94 anos, de insuficiência renal.
"A ausência dela [Stella] acabou com ele. Ele entrou numa melancolia, desistiu de comer, desistiu de tudo", disse Nana Caymmi, filha mais velha do compositor e da ex-cantora.
Mineira de São Pedro de Pequeri e caçula de um total de nove irmãos, Stella se mudou para o Rio aos seis meses de idade com a família. Daí para virar a musa de Dorival Caymmi correram 18 anos, quando o compositor foi assistir, no auditório da rádio Nacional, a um concurso de novos talentos do qual Stella saiu vencedora.
O compositor se apaixonou pela "loira de olhos verdes, alta e bonita", que cantou "Último Desejo", de Noel Rosa, e o inspirou para composições como "Acontece Que Eu Sou Baiano". Casaram-se no mesmo ano, 1940.
Com o casamento, do qual foram testemunhas Jorge Amado e Samuel Wainer, Stella largou a profissão que iniciara havia pouco. Ao se tornar noiva de Caymmi, meses antes da união civil, ela pediu rescisão do contrato que mantinha com a rádio Mayrink Veiga, porque "preferia a segurança da vida familiar à competição do meio artístico", segundo a neta. Mas continuou cantando em casa e entre os amigos. João Gilberto era um de seus muitos fãs.
Em abril passado, Stella Maris foi internada no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul do Rio), para tratar de problemas coronarianos. Entrou em coma três dias antes de sua previsão de alta, segundo a família.
O jazigo de Caymmi, no cemitério São João Batista, em Botafogo, foi preparado, quando do sepultamento do compositor, para, receber o corpo de Stella Maris. O velório começa às 10h de hoje no cemitério e o enterro está marcado para as 16h.
Stella Maris deixa três filhos -Nana, 67, Dori, 65, e Danilo, 60-, sete netos e cinco bisnetos.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Preso, rapaz confessa 2 mortes e 2 estupros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.