São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

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FOCO

Em estação de trem, piso para deficiente visual acaba na parede

CLEBER ARRUDA
DO"AGORA"

Deficientes visuais podem encontrar obstáculos ao andar nas estações Engenheiro Cardoso e Itapevi, da linha 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O problema está na sinalização de piso tátil, que serve como uma espécie de guia que o deficiente visual lê ao usar a bengala.
Quando há um obstáculo, por exemplo, um piso de alerta deve indicá-lo.
Se fizerem uso da sinalização na estação Engenheiro Cardoso, porém, deficientes visuais podem esbarrar em uma coluna.
Na Itapevi, quem desce pelo elevador na plataforma 2 (com direção à estação Julio Prestes) e segue o piso tátil para a direita pode bater na parede de uma sala. Já a sinalização para esquerda acaba em um corrimão embaixo de uma escada, sem o aviso de parada.
De acordo com o engenheiro Frederico Viebig, coordenador do grupo de trabalho de Sinalização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), na maior parte dos casos falta o piso de alerta, o que avisa que há um obstáculo no caminho.
A CPTM diz que seguiu normas da ABNT e que instalará o piso de alerta perto do tátil.
A companhia acrescenta que identificou uma falha no piso que leva o deficiente visual até uma sala da estação Engenheiro Cardoso e que fará a correção. As estações foram reformadas em outubro do ano passado.


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