São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

OBESIDADE
Peso normal não afasta hipertensão
Mesmo valores considerados normais de Índice de Massa Corpórea (IMC) -entre 22,5 e 25- não afastam o risco de hipertensão arterial entre homens. A conclusão é de uma pesquisa, com 1.584 pessoas, apresentada na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) pelo médico Flávio Sarno. De acordo com o pesquisador, o problema não está em passar da faixa ""normal" para o ""sobrepeso", mas sim em ganhar peso ao longo do tempo.

A alga não é um remédio, ela é um alimento e não tem contra-indicações. Porém, para uso continuado com finalidades terapêuticas, é melhor ter supervisão

GEORGE GUIMARÃES, nutricionista

Especialista em craniopuntura atenderá em São Paulo
A Associação Médica Brasileira de Acupuntura realiza até terça-feira o Simpósio Internacional Brasil-Japão. Amanhã e terça, o especialista Toshikatsu Yamamoto, responsável pelo desenvolvimento da craniopuntura, vai atender pacientes no ambulatório da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. A craniopuntura é um tipo de acupuntura em que as regiões de aplicação ficam na cabeça. É usada em casos de dor e limitação de movimentos. Informações 0/xx/11/5572-1666.

LEITURA
Livro aborda problemas de dislexia

A editora Artmed lançou no início do mês o livro "Entendendo a Dislexia", que busca desmistificar as dificuldades de leitura e ensinar uma criança a se tornar um bom leitor. De autoria da especialista Sally Shaywitz, o livro tem linguagem prática e simples e já está à venda.

Unicsul busca pacientes para tratamento de dentes
A coordenação do curso de especialização em ortodontia da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) de São Paulo está selecionando pacientes para tratamento ortodôntico (aparelhos dentários) e ortopedia facial. O tratamento deve durar dois anos. A triagem será feita no campus Liberdade. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0/xx/11/3385-3013 para agendar uma data para a seleção. Não há limites de vagas.

Cafeína é potencial indutor do nível de osteoporose
Estudo feito pelo Departamento de Morfologia, Estomatologia e Fisiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto aponta que a cafeína é um potencial indutor da osteoporose. Segundo os pesquisadores, ratos adaptados à ingestão de café tiveram uma perda significativa de cálcio nos ossos. A relação entre a pesquisa com ratos e os seres humanos, no entanto, ainda é precoce, pois outros fatores serão analisados.

Excesso de iodo aumenta doenças na tireóide
Estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo constatou um aumento do número de casos de tireóide crônica auto-imune em razão do consumo excessivo de iodo contido no sal de cozinha. A doença faz com que o organismo produza anticorpos contra a glândula tireóide, levando a uma inflamação crônica. A adição de iodo no sal é obrigatória no Brasil desde 1995.

Palestra gratuita aborda problemas de varizes
A Associação Paulista de Medicina realiza no dia 9 de novembro, às 14h, a palestra "Varizes: o que fazer?". Aberto ao público leigo, o encontro tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre essa doença vascular. Estatísticas apontam que 25% da população com mais de 15 anos apresenta varizes, podendo atingir 70% das pessoas com mais de 70 anos. Informações pelo telefone 0/xx/11/3188-4251.

MITO ou VERDADE?
Tomar café tira o sono?
VERDADE.
O café é um estimulante que, na maioria dos casos, deixa a pessoa alerta. No entanto, para algumas pessoas acostumadas a tomar doses mais altas de cafeína durante o dia, o café não apresenta esse efeito. De qualquer forma, não é recomendado consumir café durante a noite.


Texto Anterior: Plantão médico: A sanguessuga está voltando
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: As duas mortes de Vlado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.