Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cães trabalham como modelos e terapeutas

DE SÃO PAULO

"Trabalhar como um cão" é uma figura de linguagem para pessoas. Porém, para muitos animais, a expressão é literal. Alguns bichos emprestam suas habilidades e carisma a diferentes finalidades. Policiais, modelos e terapeutas são as profissões mais comuns.

"Os nossos cachorros passam por um processo seletivo, com critérios que levam em conta a saúde e o comportamento do animal", explica Tatiane Ichitane, coordenadora-geral do Instituto Cão Terapeuta, uma ONG que realiza visitas periódicas a instituições que abrigam e cuidam de crianças, adultos e idosos com deficiência física ou mental.

Para ser modelo, o animal precisa ser espontâneo, tranquilo e obediente. Eles realizam trabalhos artísticos e publicitários.

A Agência Cão Modelo, por exemplo, tem mais de mil animais cadastrados. Não são somente cachorros: o portfólio também conta com gatos e pássaros, que recebem entre R$ 100 e R$ 500 de cachê por seus trabalhos.

"Eu era produtora e sempre precisava de animais para meus trabalhos. Montei uma lista minha de bichos com os quais eu poderia trabalhar", conta a empresária Ana Paula Amaral, 39, proprietária da agência.

Outro exemplo de animais trabalhadores são os cães e cavalos da Polícia Militar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página