São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reajuste de preços e prazo de entrega são maiores problemas

DA REPORTAGEM LOCAL

O principal indicador de custo da construção alcançou em julho variação em 12 meses de 9,7%. O valor do CUB (Custo Unitário Básico) fechou o mês de julho a R$ 793,98 o metro quadrado de construção. Segundo o SindusCon-SP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo), os reajustes nos preços do aço, do cimento e dos agregados (área e brita) inflacionaram os custos.
Além dos custos, os prazos de entrega estão aumentando. "Os preços subiram muito, e os prazos de atendimento dos pedidos se alongaram", diz Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP. Segundo ele, os custos de produtos de acabamento, como revestimento cerâmico e metais, também aumentaram bastante.
A alta dos preços de material de construção fez o IGP-M cair menos do que poderia. A deflação de 0,32% no índice em agosto poderia ter sido maior se os preços dos materiais de construção -parte do INCC, índice que compõe o IGP-M- não tivessem se acelerado.
Para Watanabe, a alta dos juros e a elevação da inflação podem esfriar o ritmo da construção nos próximos meses, embora analistas ainda prevejam um cenário de forte expansão.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crédito habitacional em alta deve sustentar o crescimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.