São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultoria não vê efeito do juro na inflação

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao contrário do que afirma o governo, os aumentos de juro não teriam conseguido brecar a subida da inflação durante o Plano Real. Um estudo da ABM Consulting comparando a evolução da taxa básica da economia, a Selic, com a inflação medida pelo IGP-DI mostra que juro e inflação caminharam juntos.
"De julho de 94 a janeiro de 99, quando o câmbio era controlado, se a Selic subia, a inflação também subia numa correlação de 72%", explica Alan Marinovic, analista da consultoria.
Segundo Marinovic, "no mínimo o juro não levou à queda da inflação, pois a correlação positiva entre os dois indicadores é grande". Após a liberação do câmbio, em janeiro de 99, essa correlação diminuiu.
Mas se observa que a Selic foi caindo até outubro de 98 e a inflação também caiu. Nesse período, segundo Marinovic, a correlação entre os dois indicadores é menor porque é o câmbio que passa a ter impacto sobre a inflação. "O que temos assistido nos últimos anos é uma inflação de custos, provocada pela alta do dólar", diz ele.
Para Alberto Borges Matias, sócio-diretor da ABM Consulting, os dois últimos aumentos da Selic, feitos pelo Copom, não encontram lógica na teoria econômica. "A inflação não é recorrente. As projeções são de recuo do dólar e a inflação começa a dar sinais de desaceleração", diz. Dados da segunda prévia do IGP-M, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostram que os preços das matérias primas estão perdendo fôlego.
Essa visão é contestada por outros especialistas. João Augusto Frota Salles, analista da Lopes Filho, diz que "nada indica que a inflação irá baixar em 2003 e, com isso, teremos juro real negativo".
A principal frente de luta do novo governo, diz, será conter pressões inflacionárias via aumentos salariais e do mínimo. "Enquanto não se fizer as reformas tributária e da Previdência a taxa de juros não cai", diz. (SB)


Texto Anterior: Juros só caem com redução do spread bancário
Próximo Texto: Bancos privados já estão prontos para emprestar mais, diz Febraban
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.