São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra de cana aumenta 8% e começa mais cedo

DA REDAÇÃO

A safra de cana-de-açúcar da região centro-sul sobe para 363 milhões de toneladas neste ano, com aumento de 8% em relação ao total do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), em São Tomé, no Paraná, cidade onde, com dois meses de antecedência, foi dado o início oficial da safra de cana deste ano.
Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da Unica, repetiu que essa antecipação deve gerar uma oferta de 850 milhões de litros do produto até o final do mês de abril, "o que garante o abastecimento e ameniza a pressão sobre os preços decorrente da atual relação entre a oferta de álcool e seu consumo".
Os números preliminares da área a ser colhida indicam expansão de 8%, provocada pela entrada em operação de 19 novas usinas e pelo menor índice de renovação da lavoura de cana. Para o ano que vem, a previsão é da entrada de outras 25 unidades em operação.
A oferta maior de cana para a moagem neste ano será de 27 milhões de toneladas, em relação à safra anterior. Metade desse volume irá para a produção de álcool e deverá gerar pelo menos 1 milhão de litros a mais, segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.
A entidade afirma ainda que, se as condições climáticas for favoráveis, pode haver uma recuperação da produtividade agrícola em 2% em relação à safra passada, que foi de 82,5 toneladas de cana por hectare.
Essa estimativa de produção da safra de cana 2006/7 é feita pela Unica, em conjunto com unidades produtoras da região centro-sul. (MZ)


Texto Anterior: Combustíveis sobem após medidas do governo
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Valor adicionado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.