São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai exportar frango "in natura" para a Índia

País deve virar maior destino de produto brasileiro

DA REUTERS

O Brasil anunciou ontem ter fechado acordo com a Índia para exportar carne de aves "in natura", o que pode fazer do país asiático o principal destino do produto brasileiro, com um potencial de vendas iniciais de 300 mil toneladas, de acordo com a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos).
"Em um primeiro momento, que isso signifique exportar 300 mil toneladas, é 10% do que exportamos para o mundo. O embaixador da Índia disse que há condições de ter negócios dessa ordem no primeiro ano e condições de ter uma negociação crescente", afirmou o presidente da associação, Francisco Turra. "É um grande fato para a gente trabalhar e comemorar. É coisa que mexe muito internamente", disse Turra, que foi ministro da Agricultura no governo Fernando Henrique Cardoso.
De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, a única condição imposta é a de que as aves não tenham sido alimentadas com subprodutos derivados de ruminantes e que a carne de frango não tenha entrado em contato com carne, produtos ou subprodutos de suínos ou ruminantes.
"Eles [os indianos] até teriam auto-suficiência, mas estão tendo dificuldades de acompanhar o ritmo de crescimento populacional e de renda, que permite um consumo maior", afirmou Turra.
"E a exigência não é difícil de cumprir. Não temos gripe aviária, não temos problemas sanitários. Está bem a nosso gosto."
De acordo com dados da Abef, a Rússia, maior destino individual para a carne do Brasil no ano passado, comprou no ano passado 194 mil toneladas de carne de aves.

Gripe aviária
O Ministério da Agricultura explicou ainda que a decisão da Índia de comprar carne de aves do Brasil foi beneficiada pela recente ocorrência de focos de gripe aviária no país asiático, que nos últimos anos obrigou a Índia a sacrificar mais de 1 milhão de frangos.
Até o momento, os indianos ocupam a 60ª posição na lista de destinos dos produtos brasileiros do agronegócio, com US$ 85,2 milhões até junho de 2008, sendo que os principais produtos são os relacionados ao complexo da soja.
Altamente populosa, a Índia é um país em expansão e tem participação decisiva nas discussões da OMC (Organização Mundial do Comércio) para a abertura do comércio global.
As negociações da chamada Rodada Doha fracassaram nesta semana devido às divergências entre o país e os Estados Unidos a respeito de um mecanismo de salvaguardas para proteger pequenos produtores de países em desenvolvimento contra surtos de importação.
"O que é mais significativo não é só pelo número de consumidores, que é de um 1 bilhão de pessoas, mas pelo fato de [o acordo] ter acontecido após a reunião da Rodada Doha, quando eles criaram uma série de restrições a favor de seus produtores", afirmou Turra. "A demanda falou mais alto, é um campo extraordinário para a gente", completou.


Texto Anterior: Aumenta preço de produtos importados
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.