São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta preço de produtos importados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O perfil das importações brasileiras, compostas na sua maior parte por máquinas, equipamentos e insumos para as indústrias, vem acusando o surto de inflação em outros países de forma acelerada neste ano. Dados do Ministério do Desenvolvimento indicam que o preço das importações subiu 17% nos 12 meses encerrados em junho deste ano, com uma variação estável da quantidade importada nos 22,8%. Vale dizer que o Brasil importa inflação e aumento dos custos lá de fora.
Embora ainda não haja dados para cálculos mais detalhados, o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral, admite que o Brasil vem importando inflação de outros países. "Existe uma importação de inflação. Alguns itens subiram muito no mercado internacional, como cobre, trigo, sem falar em petróleo, que gera efeito inclusive em termos de fretes. Os fretes dos navios subiram muito."
Segundo o secretário, o valor do frete subiu pelo menos 30% apenas nos primeiros sete meses deste ano, o que encarece o produto vindo de fora do país.
Para o vice-presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior), José Augusto de Castro, os dados preocupam, principalmente em relação à China, que tem participação cada vez maior na balança comercial.
"Preocupa porque estamos importando inflação de outros países. Temos impacto da inflação mundial e o caso da China. Na China, o yuan subiu 4% a 5% neste ano, além disso sobem salários, encargos e custos dos chineses. A China está claramente repassando esse aumento nos produtos." (ID)


Texto Anterior: Exportação cresce e melhora saldo comercial
Próximo Texto: Brasil vai exportar frango "in natura" para a Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.