São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIMENTO

Votorantim adquire 17% do capital da portuguesa Cimpor

DA REDAÇÃO

Última a entrar publicamente na disputa, a Votorantim saiu na frente das rivais CSN e Camargo Corrêa ao adquirir, do grupo francês Lafarge, 17,3% do capital da cimenteira portuguesa Cimpor. Também fechou acordo com o banco CGD, que também é acionista da Cimpor, em que se comprometem a não elevar substancialmente a participação na empresa.
Para fechar o negócio, a Votorantim disse que a francesa, a maior cimenteira mundial, vai receber ativos seus no Brasil, sem revelar quais. Segundo a Lafarge, isso depende de alguns fatores, como a valorização das ações da Cimpor por causa da oferta pública feita pela CSN.
A CSN, assim como a Camargo Corrêa, disse que continua interessada na Cimpor -o conselho da empresa portuguesa recomendou que os acionistas não aceitem a proposta da CSN.
Com o acordo feito com o CGD, a Votorantim e o bancos detêm juntos aproximadamente 27% do capital da Cimpor, o que os torna os principais acionistas da companhia. Elas disseram que não "podem ir além dos 32%", o que as obrigaria a fazer uma oferta pública.
O CGD disse que um dos motivos do acordo é a manutenção da "independência empresarial" da Cimpor.


Texto Anterior: Integração Pão de Açúcar-Casas Bahia avança
Próximo Texto: Negócios: Hypermarcas vai lançar ADRs nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.