São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra recente teve maior risco de contaminação

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A última safra brasileira de soja apresentou uma maior contaminação por agrotóxicos do que safras anteriores. E a recusa pela China de carregamentos do grão mostrou que muitos produtores brasileiros adotam práticas que, embora usuais, são nocivas à agricultura nacional.
A mais grave, que gerou a justificativa dos chineses para a devolução de soja brasileira, é a mistura de soja-semente (tratada quimicamente para o plantio) na soja-grão (utilizada para consumo e industrialização).
Na última safra, uma série de fatores fez com que essa mistura fosse maior. A Agência Folha apurou que só no Rio Grande do Sul cerca de 60 mil toneladas de soja-semente, com resíduo de fungicida, foram incorporadas à soja-grão na comercialização do produto. O número foi confirmado com técnicos do próprio Ministério da Agricultura em Brasília, sob a condição de não terem seus nomes divulgados.
A demora do governo federal em editar a medida provisória dos transgênicos, no início do plantio da safra, no ano passado, colaborou para o aumento da contaminação da soja. No Rio Grande do Sul, por exemplo, sobrou semente de soja convencional no mercado, já que os produtores apostavam no plantio da semente transgênica. Essa sobra foi incorporada aos grãos colhidos para comercialização.
Em algumas regiões ocorreu o inverso. Produtores que haviam comprado sementes transgênicas, com medo de represálias, acabaram optando pelas tradicionais. Na colheita, se desfizeram das transgênicas, misturando-as aos grãos normais.
O delegado do Ministério da Agricultura no Paraná, Valmir Kowolewski de Souza, afirma que é necessário um maior rastreamento, pois a mistura é prática usual e isso "preocupa muito".
O presidente da Coamo Agroindústria Cooperativa, José Aroldo Galassini, atribui o aumento da contaminação "ao ótimo preço da soja, o que fez com que produtores não conscientes optassem pela mistura".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ministério da Agricultura amplia fiscalização de cargas nos portos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.