|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Valec vai licitar mais 1.400 km até novembro
DO ENVIADO AO TOCANTINS
A Valec, estatal vinculada ao
Ministério dos Transportes,
promete lançar o edital de subconcessão da extensão de mais
1.400 quilômetros da Ferrovia
Norte-Sul, entre Palmas (TO) e
Anápolis (GO), até novembro.
O modelo será semelhante ao
adotado para o trecho entre
Araguaína e Palmas, cuja conclusão da primeira etapa está
prevista para dezembro deste
ano; a segunda, para o fim de
2009. O valor da outorga da
subconcessão para o novo trecho não foi definido, mas a estatal estima em R$ 3 bilhões, o
dobro do preço pago pela Vale.
"Essa será uma etapa importante para transformar a ferrovia numa ligação efetiva entre o
norte e o sul do Brasil. A idéia é
que essa extensão viabilize posteriormente a construção da
ferrovia entre Anápolis e Estrela D'Oeste (SP), a partir de onde
seria possível chegar ao porto
de Santos", diz Ulisses Saad, diretor de engenharia da Valec.
São metas para o futuro. A ligação entre Anápolis e Estrela
D'Oeste nem sequer tem definição do traçado.
Por enquanto, a principal
preocupação da Valec é o porto
de Itaqui. Saad anunciou que o
governo federal poderá federalizar a administração do porto
se a Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) não puser em marcha o
processo de concessão para a
construção de um terminal
com capacidade para 3 milhões
de toneladas de grãos.
Hoje, a Vale disponibiliza um
terminal com capacidade para
2,2 milhões de toneladas, suficiente para o volume modesto
de grãos de 1,7 milhão de toneladas por ano.
A Vale anunciou investimento para elevar a capacidade para 3,3 milhões de toneladas.
"Isso permitirá o aumento do
transporte que estamos prevendo, mas os terminais de
grãos terão de sair logo do papel, caso contrário teremos
uma ferrovia com volumes gigantescos e problemas para escoar no porto", diz Marcello
Spinelli, diretor de comercialização de logística da Vale.
Ferrovias apenas com traçados definidos, o corredor Leste-Oeste vai cortar a Norte-Sul,
explica Saad. Em maio, a União
concedeu à Valec os projetos
das estradas de ferro Ilhéus
(BA) a Alvorada (TO) e Uruaçu
(GO) a Vilhena (RO).
(AB)
Texto Anterior: Vantagem será das tradings, diz produtor Próximo Texto: Saiba mais: Reportagem denunciou fraude em 87 Índice
|