São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenário econômico atual deve afastar ainda mais investidores

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o atual cenário de Bolsa de Valores em queda e juros em alta se mantiver -ou se aprofundar-, os fundos multimercados poderão ter ainda mais dificuldades em manter os seus aplicadores. Isso porque ações em baixa dificultam os ganhos de boa parcela das carteiras dessas aplicações. No caso do ciclo de elevação dos juros, a concorrência pode prejudicar os multimercados.
A taxa básica Selic -referência para os juros praticados no mercado financeiro- está hoje em 12,25% anuais. Segundo projeções do mercado, como mostrou a mais recente pesquisa semanal do BC feita com cem instituições financeiras, a taxa Selic poderá chegar a 14,25% no fim deste ano.
E, se a inflação medida pelo IPCA -índice que o BC utiliza para monitorar a sua meta oficial-, que sai na quinta-feira, mostrar que os preços estão ainda mais pressionados do que as projeções, o mercado poderá rever para cima as suas expectativas para a Selic.
Um cenário duradouro de alta do juro, como o atual tem se mostrado, acaba por melhorar as expectativas de rentabilidade de aplicações como os fundos DI, de renda fixa e os CDBs (Certificados de Depósito Bancário). No ano, a rentabilidade média dessas aplicações gira em torno de 5,5% e 6%.
O índice Ibovespa, que reúne as 66 ações mais negociadas e é a principal referência da Bolsa paulista, está com perdas anuais acumuladas de 7,08%.
O que pode estar prejudicando a atratividade dos multimercados é que, na melhor das hipóteses, esses fundos estão com retornos próximos de aplicações como a renda fixa e o CDB. Dessa forma, qual a vantagem que teria o investidor para aplicar nesses fundos -que trazem maiores riscos?
Os multimercados com renda variável fecharam o primeiro semestre com uma rentabilidade anual média de 4,01% -isso antes de a Bovespa sofrer as pesadas perdas deste início de mês, que devem ter piorado os seus retornos. E os multimercados sem renda variável deram retorno de 5,10% até o final do mês passado.
Como os gestores de multimercados têm liberdade para aplicar em segmentos distintos, espera-se que tragam retornos mais atraentes do que as aplicações tradicionais. Dessa forma, podem tentar reconquistar o investidor.


Texto Anterior: FOLHAINVEST

Fundos multimercados são os que mais perdem recursos

Próximo Texto: Aumenta procura por aplicação com "blindagem" contra riscos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.