São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Prejuízo...
A dívida da Transbrasil com a Infraero acaba de atingir os R$ 130 milhões. Enquanto isso, a retomada dos espaços ocupados pela companhia aérea nos aeroportos continua impedida pela Justiça.

...em dobro
Essas áreas bloqueadas renderiam R$ 241 mil por mês à Infraero. Além de não receber da Transbrasil, ela não pode repassar o espaço para outras companhias. E os passageiros ficam no desconforto das longas filas de "check-in" pelo número restrito de balcões das outras empresas.

Verdinhas
O Banco do Brasil vai instalar 40 máquinas de auto-atendimento para trocar dólar por real de forma automatizada, 24 horas por dia. As primeiras serão instaladas em Brasília, em outubro. Em janeiro, estarão nos principais aeroportos e pontos turísticos de todo o país.

Modéstia
Everardo Maciel (Receita) disse que o bônus de um ponto percentual na alíquota da CSLL, dado aos bons contribuintes, foi considerado pelo FMI uma "boa prática tributária".

Atração americana
Os EUA tornaram-se neste ano o principal país de destino dos produtos fabricados em Manaus. A participação nas vendas passou de 21,4%, de janeiro a julho de 2001, para 57% no mesmo período deste ano.

Ímã
A instalação de um armazém alfandegário e de um showroom permanente de produtos da Zona Franca de Manaus no porto de Everglade (Flórida) deve estreitar mais as relações. Gary Schumann representará a Flórida na 1ª Feira Internacional da Amazônia, que começa na terça.

Pela paz
Micael Cimet (EDS), Viveka Kaitila (GE), Sérgio Haberfeld (Dixie Toga), Ronaldo Magalhães (Sul América), Robert Mangels (Mangels) e Belarmino Iglesias (Rubayat) são alguns dos empresários que vão participar hoje da 1ª Corrida pela Paz, em São Paulo, promovida pela Amcham-SP.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Nova tendência

Os setores exportadores são os que mais têm recebido investimentos diretos estrangeiros (IDE) nos últimos dois anos, segundo estudo que acaba de ser concluído pela Sobeet. Para o economista Antônio Corrêa de Lacerda, presidente da Sobeet, isso se deve à adoção do regime de câmbio flutuante no Brasil. Até então, os investimentos diretos estrangeiros se dirigiam preferencialmente para a área de serviços. Segundo o estudo, a parcela do IDE destinado a seis setores industriais que representaram 40% das exportações brasileiras cresceu de 9,7% de média entre os anos 1996 e 1998, quando o câmbio esteve sobrevalorizado, para 20% no período de 1999 a 2001. Nos primeiros sete meses de 2002, a participação subiu para 33,6%.



Próximo Texto: Trabalho: Empresas criam "cartel antitrabalhador"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.