São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consulta a 3º lote do IR tem problemas

Muitos contribuintes não conseguiram conferir restituição; Receita nega falha em site ou serviço telefônico

DO "AGORA"

No primeiro dia em que a Receita Federal liberou a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda, o sistema falhou. Ontem, muitos contribuintes que tentaram acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone (telefone 146), depois das 9h, não conseguiram saber se estavam incluídos no lote.
A consulta, aberta às 8h, ficou disponível por apenas uma hora. Pela internet, o contribuinte, ao incluir o número do CPF e o código de segurança, era comunicado de que os dados estavam incorretos.
Já pelo telefone, o contribuinte, depois de digitar o número do CPF, era informado por uma mensagem eletrônica de que o sistema estava temporariamente indisponível.
A Receita negou que o site e o serviço telefônico estivessem com problemas, embora já tivesse registrado reclamações de contribuintes.
Na quinta-feira, durante encontro interno com os funcionários, no auditório do Ministério da Fazenda, a nova secretária do órgão, Lina Maria Vieira, disse que a fusão da Receita Federal com a Receita Previdenciária gerou um "caos" no atendimento. Segundo Vieira, "as coisas não foram bem-feitas" na gestão de pessoal desde a criação da Receita Federal do Brasil, no ano passado.
O terceiro lote de restituições deste ano inclui 1,4 milhão de contribuintes que fizeram a declaração no início de março. Nesse grupo, ainda estão cerca de 30 mil idosos (acima de 60 anos) que não receberam nos dois lotes anteriores.
Na próxima sexta-feira, dia 15, a Receita depositará R$ 1,5 bilhão nas contas indicadas pelos contribuintes. O dinheiro terá correção de 3,91%, com base na Selic. Novo lote será pago em 15 de setembro.


Texto Anterior: Pré-sal: Empresa pode trazer sonda do Golfo do México
Próximo Texto: Teles não estão prontas para portabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.