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Cresce disputa no comércio
DA REPORTAGEM LOCAL
O varejo e os fabricantes de cerveja travam uma disputa tão acirrada quanto a das marcas de cervejas no momento de definir os
preços finais de venda dos produtos ao consumidor.
Ocorre que, com o aumento da
concorrência no setor, o varejo
ampliou seu poder de barganha
nessas negociações.
Nas recentes conversas entre representantes do setor e supermercados, ocorridas em outubro, as
lojas deixaram claro que o cenário
mudou. Informaram a gerência
de venda, responsável pelas negociações, que, se aumentarem preços, as redes devem reduzir a
compra de mercadorias e recorrerão à concorrência.
A queda-de-braço foi relatada à
Folha por um dos participantes
dessas conversas entre uma cadeia de supermercados e a gerência de uma das fabricantes.
Maior cervejaria do Brasil, a
AmBev informa que não promoveu novos aumentos de preço
desde julho e não encontrou dificuldades para finalizar os contratos de venda com os supermercados para os próximos meses.
Essas movimentações sempre
acontecem quando aumenta a
disputa num mercado concentrado em poucas marcas. Se a concorrência se acirra, as lojas têm
maior poder de negociação para
pressionar por melhores condições de compra.
(AM e JD)
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