São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Recursos do FAT têm sido alvo de disputa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os recursos do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador) têm sido cada vez mais alvo de conflitos políticos, disputas de poder e denúncias de desvio. Cobiçado dentro e fora do governo, o dinheiro do FAT é aplicado em programas de desenvolvimento, ações de intermediação e qualificação de mão-de-obra e pagamento de benefícios ao trabalhador.
O TCU (Tribunal de Contas da União) já constatou irregularidades nos convênios assinados entre o Ministério do Trabalho e entidades civis para a qualificação de trabalhadores. Em 2003, apontou indícios de fraudes em convênios com Força Sindical, CUT, Fiesp e Associação Nacional de Sindicatos Social-Democratas e do Instituto Cultural do Trabalho.
Isso levou ao fim do repasse de recursos do FAT diretamente às centrais sindicais. Na liberação a Estados, prefeituras e organizações não-governamentais também são freqüentes as acusações de favorecimento político.


Texto Anterior: Ministro do Trabalho vai comandar Codefat, diz Lupi
Próximo Texto: Concessão do trem-bala entre SP e Rio será em março
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.