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CAPITALIZAÇÃO ON-LINE
Instituições financeiras lançam até raspadinha na internet para comercializar títulos de capitalização
Bancos criam jogos para vender títulos
CLAUDIA ROLLI E
FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL
Os bancos descobriram um novo jeito de ganhar dinheiro: as loterias on-line. Para incentivar as
vendas de títulos de capitalização
-papéis que permitem ao consumidor concorrer a prêmios-,
instituições financeiras estão lançando jogos pela internet que se
assemelham até a raspadinha.
O Unibanco colocou na rede o
e-Plin, que permite ao dono de
um título de capitalização, que
custa R$ 10 (pagamento único),
concorrer a prêmios instantâneos
e também pela loteria federal.
O apelo para participar é feito
por meio de animação com coelhinhos em quatro cartolas. Se os
animais aparecerem com as
meias da mesma cor, o cliente ganha R$ 5.000. Diferentes combinações de cores dão direito a valores menores. Correntistas ou não
podem arriscar a sorte.
O banco Real, do grupo ABN
Amro Bank, colocou na internet o
e-cap$orte. Em vez de coelhinhos,
a instituição atrai o cliente para a
compra de títulos de capitalização
com uma raspadinha on-line. Cada título custa R$ 1. É preciso adquirir no mínimo cinco títulos.
Ao clicar na raspadinha, o cliente ganha prêmios de acordo com
o número de cifrões que aparecer
na tela. Um cifrão dá direito a um
prêmio no valor de um título (R$
1). Dois cifrões, dez vezes o valor.
Três, cem vezes e quatro, mil vezes. Os títulos de capitalização do
e-cap$orte também são premiados pela loteria federal.
"Vamos buscar parcerias com
outros sites para colocar o produto. Hoje, é só para clientes. O e-cap$orte é uma forma de poupança", diz Patrícia Feltrin, diretora
de capitalização do Real.
O Santander vai lançar o seu jogo on-line em breve. O produto
está em fase de elaboração. Uma
das idéias é criar títulos de capitalização de R$ 1 e dar prêmios instantâneos de R$ 2.000. "Vai funcionar como se fosse uma raspadinha", diz Fernando Grossi, diretor de seguros do banco.
A Horizonte Capitalização, que
já teve seu jogo on-line e o retirou
da rede há cerca de um ano por
causa da pouca procura, está reformulando a idéia para voltar a
participar dos jogos virtuais.
Luiz Felipe Denucci, presidente
da empresa, informa que os títulos que darão prêmios pela internet deverão ser de baixo valor e de
pagamento mensal, que mais se
assemelham à poupança.
Quem vende os títulos não gosta de comparar esse produto a jogos. No caso dos jogos, não há devolução de dinheiro em caso de a
pessoa não ser premiada.
O Unibanco lucrou R$ 53,7 milhões em 2001 com títulos de capitalização (on-line e tradicional). O grupo ABN, R$ 23 milhões.
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