|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Governo define mais 1.608 km de rodovias que podem ir a leilão
HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo federal definiu
mais três segmentos de rodovias federais que poderão ser
objeto de concessão à iniciativa
privada na próxima etapa do
processo de privatização do setor. Entraram na lista de possíveis concessões os seguintes
trechos: BR-101 no Espírito
Santo, BR-101 na Bahia e BR-470 em Santa Catarina. No total, são mais 1.608 km que poderão ser administrados por
empresas privadas com cobrança de pedágio.
Os três novos trechos determinados pelo governo compõem a "segunda fase" da terceira etapa do processo de concessão. Na "primeira fase", já há
cinco trechos em estudo, que
somam 2.066 quilômetros. Entre eles, três na BR-040, ligando Brasília (DF) a Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), a
BR-116 em Minas Gerais e a
BR-381 de Belo Horizonte a
Governador Valadares (MG).
O Ministério dos Transportes autorizou a EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos
S.A.) a fazer estudos técnicos
sobre os trechos. Caso eles se
mostrem atrativos ao capital
privado e haja decisão política
do governo, poderão ser concedidos, por meio de licitação. A
EBP é um consórcio de bancos
(Bradesco, Citi, Itaú, Santander, Unibanco e BNDES) criado com o objetivo de fazer estudos técnicos e de viabilidade
para obras de infra-estrutura
que venham a ser licitadas.
No Espírito Santo, poderá ser
concedido todo o trecho da BR-101 que corta o Estado, com
458,4 km. Na Bahia, a privatização poderá ser feita no trecho
de 790,7 km da BR-101 que vai
da divisa com o Espírito Santo
até o entroncamento com a BR-324, que faz a ligação com Salvador e com o interior do Estado. Em Santa Catarina, a concessão poderá ser feita no trecho de 358,9 km da BR-470, entre Navegantes e a divisa com o
Rio Grande do Sul.
O presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Moacyr
Duarte, disse que os trechos são
de interesse da iniciativa privada. "Os três lotes são bem viáveis." Ele lembrou que já houve
tentativa de privatização em 2
dos 3 trechos: BR-101 no Espírito Santo e BR-470 em Santa
Catarina. Nos dois casos, houve
pressão política dos governos
locais contra a concessão, que
acabou não ocorrendo.
A privatização das rodovias
começou no fim dos anos 90.
Na primeira etapa, foram concedidos trechos como a Via Dutra (SP-RJ) e a ponte Rio-Niterói. A segunda etapa ocorreu
em 2007 e o grande vencedor
foi a espanhola OHL, que levou,
entre outros trechos, a Régis
Bittencourt (SP-Curitiba).
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Gasto com energia chega a 20% do salário mínimo Índice
|