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CONVENIÊNCIA
Número de lojas cresce quase 80% em 5 anos
CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO
O número de lojas de conveniência -minimercados instalados em postos de abastecimento- no Brasil cresceu 79,3% no
período de 1998 a 2002, passando
de 1.538 para 2.758 estabelecimentos desse tipo.
No mesmo período, o faturamento dessas lojas aumentou
65%, passando de R$ 530,9 milhões para R$ 875,5 milhões, total
que representava apenas 1,71% do
faturamento geral dos postos no
ano (R$ 51 bilhões).
A parcela de lojas em relação ao
total de postos saltou de 5,5% para 9,9% no período analisado. Havia no final do ano passado 28 mil
postos de combustíveis no Brasil.
Os dados constam do primeiro
anuário do setor -Conveniência
2003- que será lançado esta semana pelo Sindicom (Sindicato
Nacional das Distribuidoras e
Combustíveis), durante a feira
Expo Postos & Conveniência
2003. A exposição acontece de hoje até quinta-feira, no Riocentro
(zona oeste do Rio).
Início
Os números do anuário mostram que a atividade só deslanchou no país a partir de 1997. A
primeira loja de conveniência foi
aberta pela Shell em 1987.
No final de 1991, o total não passava de 33. No décimo ano (1996),
o total de lojas era de apenas 340.
O número saltou para 801 em
1997 e para 1.538 no ano seguinte.
As projeções do Sindicom estimam que durante este ano serão
abertas 440 novas lojas de conveniência, elevando o total para
3.198. A consultoria Wise, responsável pela maior parte dos dados que constam do anuário, avalia que em 2010 haverá 5.220 lojas
de conveniência no país.
Concentração
A região Sudeste concentra quase a metade do total de lojas do
país. No ano passado, elas somavam 1.313 nos quatro Estados da
região (São Paulo, Rio de Janeiro,
Minas Gerais e Espírito Santo),
correspondentes a 47,6% do total.
Mas a concentração vem se reduzindo. Em 1997 o Sudeste concentrava 72% das lojas.
A região Sul possuía no ano passado 829 lojas de conveniência, o
que corresponde a 30,1% do total
Em 1997, a região possuía 12% do
total de estabelecimentos do tipo.
No Nordeste, o total de lojas era
de 346 em 2002, correspondentes
a 12,6% do total, contra uma participação de 9% em 1997.
No Centro-Oeste a participação
no ano passado era de 7,4%, com
205 lojas, contra 5% cinco anos
antes. E na região Norte, as 64 lojas existentes no ano passado representavam 2,3% do total, praticamente a mesma parcela de
1997, quando era de 2%.
Bandeiras
Quase a terça parte das lojas
existentes no ano passado estava
instalada em postos sem bandeira. Essa rede era representada por
882 unidades, ou 32% do total.
Entre as grandes redes de postos,
a BR detinha em 2002 um total de
581 lojas de conveniência, 21% do
total. Em segundo lugar vinha a
Ipiranga, com 423 lojas, o equivalente a 15,3% do total.
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