São Paulo, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia alemã encolheu até 2% no quarto trimestre de 2008

DA REDAÇÃO

A economia alemã, a maior da Europa, não só continuou a encolher no final do ano passado como a retração pode ter sido a maior desde a reunificação do país, em 1990. A previsão do Escritório Federal de Estatísticas é que o PIB alemão tenha se retraído entre 1,5% e 2% no quarto trimestre de 2008.
Caso o pior cenário seja confirmado, será a maior queda trimestral do PIB alemão desde 1990. Levando em conta apenas a antiga Alemanha Ocidental, o recuo de 2% será o mais expressivo desde o começo de 1987. Para 2008, a estimativa é de crescimento de 1,3% do PIB, o menor avanço desde 2005.
Para tentar reverter esse processo, o governo concordou nesta semana em lançar um novo pacote de ajuda à economia, em recessão desde o terceiro trimestre de 2008. O plano de 50 bilhões prevê investimentos em infraestrutura e educação e corte de impostos para empresas e cidadãos, entre outras ações. Em novembro, o governo já tinha anunciado um plano de 31 bilhões.
Em outra notícia negativa para a economia alemã, o Deutsche Bank, o maior banco do país, disse que perdeu 4,8 bilhões no quarto trimestre e que encerrou o ano passado com prejuízo de 3,9 bilhões.


Texto Anterior: Vendas do varejo americano recuam pelo sexto mês seguido
Próximo Texto: Bank of America pode sair do Itaú, diz analista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.