São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETROQUÍMICA

Incorporação da Triunfo pela Braskem é alvo de disputa

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL
O conselho de administração da Braskem, maior companhia petroquímica da América Latina, aprovou ontem a incorporação da Petroquímica Triunfo a seus ativos. A operação fazia parte do acordo entre a empresa e a Petrobras, que detém parte do controle da Triunfo por meio da Petroquisa. A operação, marcada para ser oficializada no dia 30 na assembleia geral de acionistas da Braskem, entretanto, ainda enfrenta riscos.
A Petroplastic, controlada pelo empresário Boris Gorentzvaig, reivindica o controle da Triunfo numa ação que está prestes a ter um recurso extraordinário julgado no STF (Supremo Tribunal Federal). Na ação, a Petroplastic alega que mantido o entendimento de uma ação de execução, a empresa passaria a deter 51,09% das ações totais da Triunfo.
"Essa incorporação anunciada em 2007 e que querem efetivar agora é ilegal. Como a Odebrecht [grupo que controla a Braskem] pode incorporar um patrimônio público?", questiona Gorentzvaig. Em outras ocasiões, a Braskem já havia questionado a posição da Petroplastic.
A anexação dos ativos da Triunfo ao ativos da Braskem faz parte ainda do acordo de compra do Grupo Ipiranga, fechado em março de 2007, quando Braskem, Petrobras e Grupo Ultra se uniram para dividir o grupo do sul. Pelo acordo, a Braskem reuniria todos os ativos petroquímicos e cederia à Petrobras parte do controle da companhia, hoje em 30%.
A Triunfo estava fora do processo por causa da disputa societária envolvendo a Petroplastic e a Petroquisa.
Em nota, a Braskem afirma que a incorporação da Triunfo tem como objetivo "dar seguimento à importante etapa do processo de consolidação da indústria petroquímica nacional".


Texto Anterior: Itaú fechará as 135 lojas da financeira Taií
Próximo Texto: Aviação: Encomendas à Embraer têm recuo de 3% no 1º trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.