São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GÁS NATURAL

Estatal autoriza a compra de 51% das ações da distribuidora Gaseba, na Província de Montevidéu

Petrobras ampliará atuação no Uruguai

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras deu ontem mais dois passos no seu processo de internacionalização: autorizou a compra de 51% das ações de uma distribuidora de gás no Uruguai e arrematou em leilão um campo de exploração de óleo e gás na Venezuela, em sociedade com a japonesa Teikoku.
Concessionária de distribuição de gás natural na Província de Montevidéu, a Gaseba atende ao mercado de clientes com consumo inferior a 5.000 metros cúbicos diários -de médio porte. A região conta com cerca de 1,4 milhão de habitantes.
A Petrobras anunciou a intenção de comprar a participação da estatal francesa Gaz de France no negócio. O valor do contrato não foi revelado porque depende de negociação com os acionistas minoritários da Gaseba e da aprovação das autoridades reguladoras uruguaias e do governo francês, controlador da Gaz de France.
Com a aquisição, a Petrobras ampliará sua atuação na setor de gás natural no Uruguai. A estatal já controla desde o final de 2004 a distribuidora Conecta, concessionária que atua fora da região metropolitana de Montevidéu.
Já na área de exploração e produção, a Petrobras aumentará sua presença na Venezuela, ao adquirir a concessão para o bloco Moruy 2, na segunda rodada de licitação para exploração submarina daquele país. Os investimentos previstos na fase inicial de exploração são de US$ 20 milhões.
A Petrobras e Teikoku terão participação de 50% cada uma, mas a estatal brasileira será a operadora. O bloco arrematado está localizado a aproximadamente 450 km a oeste de Caracas, capital da Venezuela. O prazo da licença é de 30 anos, incluindo três anos de período inicial de exploração.
Segundo a Petrobras, essa é a quarta parceria com a Teikoku. As empresas têm operações conjuntas em projetos de exploração e desenvolvimento de produção de gás nos blocos San Carlos e Tinaco na Venezuela, nos blocos Cuervito e Fronterizo no México e nos blocos 18 e 31 no Equador.

Descoberta
A Petrobras comunicou ontem a descoberta de óleo leve e gás no campo de Fazenda Palmeira, na bacia do Recôncavo (BA).
A estatal fez a descoberta ao furar o primeiro poço no local, que produziu "petróleo de excelente qualidade", segundo a Petrobras. Localizada no município de Esplanada (BA), a 170 quilômetros de Salvador, a reserva terrestre está a 420 metros de profundidade.
De acordo com a Petrobras, a descoberta é semelhante à que ocorreu em 2004, no Campo de Jandaia, que fica no mesmo bloco exploratório e de onde se extraem 2.400 barris de óleo por dia.


Texto Anterior: Publicidade: Agências prevêem faturar mais 20%
Próximo Texto: Ministério Público conclui acusação sobre sonegação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.