São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo é alvo de investigação nos EUA

DA SUCURSAL DO RIO

O grupo americano Halliburton é um gigante no setor de infra-estrutura -e considerado o maior fornecedor mundial de serviços para a indústria do petróleo. No Brasil, presta serviços para ANP (Agência Nacional do Petróleo), Petrobras e empresas que atuam em exploração e produção.
Sediado em Houston, no Texas, foi fundado em 1919 e começou pavimentando estradas. Ao longo das décadas seguintes, passou a produzir cimento e a construir barragens, represas e plataformas de petróleo.
Entre 1995 e 2000, foi dirigido pelo vice-presidente dos EUA, Dick Cheney -que deixou a empresa convidado pelo então candidato George W.Bush para compor a chapa republicana.
Com a invasão do Iraque, em 2003, a Halliburton obteve um novo filão de negócios. Já naquele ano, as receitas registraram aumento de 30%, principalmente em razão de contratos militares.
Acusada de superfaturamento, a empresa foi condenada a devolver US$ 36 milhões ao governo dos EUA. Além disso, os contratos no Iraque são hoje alvo de diversas investigações.
No ano passado, a companhia ficou em 100º lugar no ranking das 500 maiores empresas dos EUA, elaborado pela revista "Fortune".

Roubo de laptops
Em fevereiro passado, a Halliburton se tornou alvo das atenções também no Brasil em razão do roubo de laptops contendo importantes informações sobre a exploração dos campos do chamado pré-sal. Entre eles, estavam dados sobre o campo de Tupi, na bacia de Santos, o maior já descoberto no país (com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris).
A Halliburton era a empresa responsável pelo transporte dos laptops e dos discos rígidos contendo dados importantes. Na ocasião, os policiais envolvidos na investigação chegaram a levantar a hipótese de espionagem industrial, mas, dias depois, quatro funcionários de uma companhia de segurança foram presos, sob suspeita do furto -e o caso foi dado por encerrado.


Texto Anterior: Segurança de dados do pré-sal é questionada
Próximo Texto: Indefinição trava obra de depósito nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.