São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

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MERCADO ABERTO

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Ex-trainee da Brahma vai tocar Budweiser

O novo comandante da Anheuser-Busch, a gigante americana fabricante da Budweiser que foi recentemente comprada pela belgo-brasileira InBev, já foi praticamente escolhido. Deve ser o carioca Luiz Fernando Edmond, 39, que atualmente preside a AmBev para América Latina. O anúncio só será feito quando forem vencidos todos os processos para a concretização do negócio, o que deve levar uns dois meses. Formado em engenharia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Edmond entrou na companhia quando ainda era a Cervejaria Brahma, em 1990, como trainee. Ele fez parte da primeira turma de trainees da companhia. Desde então, ele ocupou diversos cargos nas áreas comercial, de operações e de distribuição da AmBev. Edmond chegou à presidência da Ambev em janeiro de 2005, quando sucedeu a Carlos Brito, hoje o presidente mundial da InBev. Antes, porém, em 1994, ele foi para a Argentina para participar da primeira operação internacional da companhia. Dois anos depois, assumiu a direção da companhia na Argentina. Voltou em 2002 para assumir a direção de vendas e de distribuição da Brahma.
Edmond já vinha sendo preparado há algum tempo para ocupar uma posição relevante da companhia fora do Brasil.
Com a decisão, ele deve se mudar ainda este ano para a sede da Anheuser-Busch, que fica na cidade de St. Louis, Missouri.
A escolha de Edmond para tocar a fabricante da Budweiser é mais uma demonstração de que os sócios brasileiros da InBev têm forte influência na gestão da companhia. Dos 13 principais cargos de executivos da empresa no mundo, oito são ocupados por brasileiros.
Assim como os principais sócios brasileiros da Inbev, Jorge Paulo Lemann, Marcell Telles e Carlos Alberto Sicupira, circulam rumores de que Edmond também já passou a maior parte da semana nos Estados Unidos, ao lado de Carlos Brito.
Oficialmente, no entanto, a informação da AmBev é que ele estava em férias.

NO CARRINHO
O fundo americano Advent está prestes a comprar a rede de restaurantes Frango Assado. O negócio deve ser fechado nos próximos dias. A Advent aposta na área de alimentação. Em outubro de 2007, o fundo comprou o Viena e, no início do ano passado, o grupo RA, de concessões de restaurantes nos aeroportos. O sócio responsável pelos investimentos do Advent no Brasil é Patrice Etlin. O fundo tem US$ 1 bilhão para investir na América Latina.

EM TEMPO
O programa de trainee da AmBev está aberto. As inscrições podem ser feitas no site www.ambev.com.br.

MUDANÇA
A Braskem deve anunciar novas mudanças na semana que vem.

NA XÍCARA
O Café Jardim abre loja no mercado municipal de SP e divulga que terá franquias.

RETA FINAL
O empresário Eike Batista espera receber na próxima quarta os US$ 5,5 bilhões da mineradora anglo-sul-africana Anglo American pela venda da MMX.

AXÉ
O governo federal investirá R$ 990 milhões nos portos de Aratu e de Salvador. A Associação dos Usuários dos Portos de Salvador e Aratu vai apresentar em 30 dias um modelo privativo.

DOCE LAR
O Albert Einstein promove, em agosto, o Sibrad (Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar), em São Paulo. O evento, cujo tema central será "Repensando a Assistência Domiciliar no Brasil: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir Custos", foi inspirado na obra "Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os custos" de Michael Porter, da Harvard. Segundo Christina Ribeiro, presidente do Sibrad, a modalidade está em expansão, os serviços de assistência domiciliar em saúde cresceram 20% e movimentam hoje R$ 300 milhões ao ano. "No Brasil há cerca de 170 empresas especializadas em home care e a tendência é de aumento, já que a assistência domiciliar representa cerca de 50% de redução de custos ao paciente particular e economia semelhante para as operadoras de saúde."

PÃO QUENTINHO
A Pos Vision, especializada em mídia digital, começa a implantar uma rede de TV em padarias. A iniciativa é feita em parceria com a Fundipan (Fundação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria). A rede permite que cada estabelecimento desenvolva um conteúdo exclusivo e a meta é atender 500 padarias na capital paulista e no Rio de Janeiro em 36 meses. "O primeiro propósito da rede é ser um novo recurso de marketing para as padarias e o segundo é ser um canal de comunicação da Fundipan e do Sindipan com seus associados", diz Marcus Barbosa, diretor-executivo da empresa.

com JOANA CUNHA e VERENA FORNETTI


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