São Paulo, domingo, 23 de março de 2003 |
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PAINEL S.A. Fraude 1 Segundo pesquisa da KPMG Brasil, que será divulgada nesta semana, 76% dos diretores-presidentes e administrativos registraram a ocorrência de fraudes em suas empresas, cometidas por seus funcionários, durante o ano passado. Fraude 2 Entre as principais fraudes registradas, ganhou destaque a falsificação de cheques e documentos e o roubo de ativos. Em 2001, o índice de ocorrências foi de 81%. A pesquisa da KPMG foi feita com as mil maiores empresas nacionais dos setores público e privado. Prioridades... O novo presidente do CNPq, Erney Plessmann de Camargo, já definiu uma de suas prioridades. Na primeira reunião do conselho deliberativo, foi discutida a possibilidade de anular instrução normativa que impede que diretores do CNPq tenham direito a bolsas de pesquisa concedidas pelo órgão. ...do CNPq Camargo e mais três diretores possuem bolsas de pesquisa do CNPq, que rendem cerca de R$ 3.000 por mês para cada um. A decisão se a instrução normativa será ou não anulada será tomada nos próximos dias. Mais suave O mercado de amaciantes cresceu 15% entre 2000 e 2002, de acordo com pesquisa da LatinPanel. Já o faturamento das empresas do setor aumentou, na mesma época, 28%. Porta a porta Boa parte da melhora no mercado de amaciantes deve-se a vendas porta a porta. A venda a granel cresceu 38%. Esse tipo de produto já representa 15% dos amaciantes vendidos na Grande São Paulo. Bodas de ouro A comemoração dos 50 anos da Volkswagen do Brasil, amanhã, em São Bernardo do Campo (SP), contará com a participação de mais de 10 mil empregados, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E-mail - guilherme.barros@uol.com.br ANÁLISE Entre empresas
A tendência neste ano é que as
empresas aumentem o uso do
crédito mercantil -concedido
entre empresas. A avaliação é de
Carlos Henrique de Almeida, da
Serasa. De acordo com ele, em
um cenário de taxas de juros
bancárias elevadas, há um aumento dessas operações. "Algumas empresas conseguem recursos com matrizes no exterior, a um custo menor, ou obtêm crédito com bancos aqui, mas em condições mais favoráveis", diz. Para essas fornecedoras, compensa repassar essas
vantagens para as empresas que
são suas clientes. Com esse crédito mais barato é possível manter o fornecimento e as vendas.
"O crédito mercantil fez com
que o crédito bancário se multiplicasse por dois nos últimos
três anos", disse Almeida. |
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