São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GLOBALIZAÇÃO

Associated Press
Manifestantes protestam em Calgary contra a Gap, que, para eles, explora o trabalho de pobres


Japão nega aumentar ajuda internacional
O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, afirmou ontem que será muito difícil para o Japão, já o segundo maior doador mundial, elevar seu nível de ajuda internacional. De acordo com Koizumi, o país vive uma situação delicada e não tem como sacrificar seu orçamento.
"Sob a severa situação fiscal em que nos encontramos, será difícil aumentar a ajuda internacional de uma hora para outra", afirmou Koizumi.
O primeiro-ministro concedeu entrevista durante o vôo que o levava para Calgary, no Canadá. De lá, ele seguiria para Kananaskis, onde os chefes de Estado do Grupo dos Oito (sete países mais ricos do planeta mais a Rússia) realizarão o encontro de cúpula anual. A cúpula ocorrerá hoje e amanhã. Pelo protocolo acertado entre os participantes, os principais temas serão o desenvolvimento dos países pobres e a crise no Oriente Médio.
Koizumi lembrou que foi obrigado a cortar a ajuda internacional para evitar um crescimento ainda mais acentuado no endividamento do governo, hoje equivalente a 140% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Para manter os manifestantes afastados, o Canadá decidiu fazer a cúpula numa cidade remota e montanhosa.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: GM abre PDV em fábrica do Vale
Próximo Texto: Preços: Inflação deste mês é de 0,33% pelo IPCA-15
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.