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Levantamento aponta falhas
em operadoras
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Em dezembro do ano passado, a Anatel divulgou o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura. Na ocasião, a agência reguladora
deu 180 dias para que as empresas se adaptassem. As
medidas entrariam em vigor
apenas em junho.
Segundo o Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor), boa parte do regulamento foi ignorada. "Houve falta de respeito", disse a
advogada Daniela Trettel.
O Idec pesquisou o cumprimento do novo regulamento em seis operadoras da
região metropolitana de São
Paulo: Net, Sky, TVA, Big TV,
TV Telefônica Digital e TV
Alphaville. Foram feitas ligações para os serviços de atendimento ao assinante das
operadoras para questionar,
como consumidor, algumas
das novas regras.
Segundo Trettel, os principais problemas estão na falta
de serviço 0800 para reclamações, na inexistência de
postos de atendimento pessoal e na cobrança pelo ponto adicional. Além disso, as
informações sobre o novo regulamento variavam dentro
de uma mesma operadora
em ligações atendidas por diferentes funcionários.
Ponto extra
A maior incidência de descumprimento do novo regulamento se deu na proibição
da cobrança por ponto extra.
Em 4 das 6 empresas para
onde foram feitas ligações
(Sky, TVA, Big TV e Telefônica Digital), os atendentes informaram que as cobranças
continuavam. O "call center"
da Net não soube informar.
Na TV Alphaville, não há cobrança de ponto extra.
A maior parte das operadoras informou que não estava mais vendendo ponto
extra. Apenas a TV Telefônica Digital e a TV Alphaville
vendiam o produto.
A ABTA, associação que
representa as empresas do
setor, não quis comentar o
resultado da pesquisa.
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