São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado reduz pela quarta semana seguida expectativa para IPCA em 2008

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a expectativa de novos aumentos nos juros, analistas de mercado já consideram maior a probabilidade de que a inflação fique dentro da meta do governo neste ano. Esse movimento deve resultar em menos crescimento em 2009.
Segundo pesquisa semanal do boletim Focus do Banco Central com cerca de 80 bancos e consultorias, a estimativa para a alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2008 recuou de 6,44% a 6,34%. Foi a quarta queda seguida -há um mês a projeção era de 6,58%.
A previsão dos analistas continua acima do centro da meta fixada pelo governo, que é de 4,5%, mas fica abaixo do teto de 6,5%. Para 2009, foi mantida a estimativa de 5%.
Já a previsão dos analistas para a expansão esperada para 2009 caiu nos últimos três levantamentos feitos pelo BC e chegou a 3,65%, abaixo dos 4,8% projetados para este ano.
O maior otimismo do mercado em relação à inflação reflete, em parte, a queda no preço das commodities nas últimas semanas, o que tira a pressão sobre produtos que mais vinham tendo reajustes, como os alimentos. Além disso, a elevação de juros promovida pelo BC ajuda a explicar o movimento.
A Selic, que em abril estava em 11,25% ao ano, está hoje em 13% e, segundo a pesquisa do BC, deve chegar a 14,75% até dezembro. Há um mês, a expectativa dos analistas era de um crescimento de 3,90% em 2009. Nas últimas semanas essa projeção tem sido reduzida.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Benjamin Steinbruch: Os gênios de Pequim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.