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Acordo amplia vôos entre os EUA e o Brasil
Número de companhias que operam entre os países passa a ser ilimitado
Acordo será efetuado em etapas; entre julho deste ano e outubro de 2010, vôos
semanais entre Brasil e EUA aumentarão de 105 para 154
ANDREZA MATAIS
IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Brasil e EUA fecharam acordo bilateral que irá permitir o
aumento de 50% no número
dos vôos para os dois países
tanto de passageiros quanto de
carga. O acordo abriu o mercado para que mais empresas
atuem nessa rota, o que pode
reduzir o preço das passagens.
Hoje, apenas quatro companhias de cada um dos países estão autorizadas a fazer o trajeto
Brasil-EUA. O número agora é
ilimitado. No Brasil, só a TAM
opera essa linha no momento.
Conforme a secretária de
Transportes do governo americano, Mary E. Peters, os novos
vôos serão destinados a atender cinco cidades brasileiras,
entre elas Fortaleza e Curitiba.
Os demais destinos ainda não
foram definidos. O interesse é
em voar, no Brasil, especialmente ao Nordeste. "Esse acordo vai ajudar as companhias aéreas a atender a grande demanda pelo serviço de carga e passageiro entre EUA e Brasil",
disse a secretária. Hoje, operam a rota American Airlines,
Continental Airlines, Delta Air
Lines e United Airlines.
O acordo será implementado
em quatro etapas, a partir de
terça. Entre julho de 2008 e outubro de 2010, os vôos semanais entre Brasil e EUA irão aumentar de 105 para 154. Atualmente, a TAM faz apenas 24
vôos semanais para os EUA,
não por falta de linhas. Há 70 a
serem distribuídas para outras
empresas. Entre as brasileiras,
a TAM responde por 60,3% do
vôos internacionais.
Segundo Paulo Castelo Branco, vice-presidente de Planejamento e Alianças da TAM, a
partir de 5 de setembro, a empresa terá novo vôo diário e direto do Rio para Miami, e, no final de outubro, do Rio para Nova York, que pode ser diário ou
quatro vezes por semana. Ele
considerou o acordo "bom".
A Gol e a Varig informaram
que não têm interesse em voar
para os EUA. As duas empresas
estão concentradas nos países
da América do Sul.
Com relação a transporte de
cargas, o acordo prevê a expansão de 24 para 35 vôos imediatamente e para 42 em 2010. O
acordo elevou ainda o número
de vôos charters de 750 por ano
para 1.000; até 2010, o número
irá chegar a 1.250.
Em 2007, 5.025.834 estrangeiros estiveram no Brasil. Desses, 699.169 vieram dos EUA.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em
2006, a TAM transportou
190.836 pessoas para os EUA.
A Anac informou que também estuda o acordo bilateral
com a Argentina. Atualmente
há 133 linhas para aquele país,
todas ocupadas pelas companhias. Conforme a Embratur,
dos turistas que visitaram o
Brasil no ano passado, 920.210
vieram da Argentina.
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