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NEGÓCIOS
Nova empresa vai entregar 1 milhão de jornais, encomendas feitas por comércio eletrônico e será a maior da América Latina
Folha e "Estado" iniciam distribuição unificada
DA REPORTAGEM LOCAL
Entra em operação no dia 1º de
agosto a S. Paulo Distribuição e
Logística Ltda., parceria inédita
entre os grupos Folha e Estado,
que editam a Folha e "O Estado
de S. Paulo".
A nova empresa será responsável pela entrega, em bancas e para
assinantes, dos exemplares diários de ambos os jornais, de outros títulos editados pelos grupos
e de publicações de terceiros.
A S. Paulo Distribuição e Logística também fará entregas de mercadorias adquiridas por intermédio do comércio eletrônico.
A SPDL, sigla da empresa, é resultado da fusão das operações de
distribuição dos dois jornais, rivais históricos no mercado editorial paulista, e corresponde a uma
tendência internacional de otimização dos setores não editoriais
de corporações de mídia.
Os grupos Folha e Estado serão
sócios em partes iguais na nova
companhia, que começa as suas
operações com uma previsão de
faturamento anual de R$ 128 milhões.
A parceria não terá nenhuma
influência na independência editorial das duas empresas jornalísticas. As operações comerciais e
financeiras também permanecerão distintas.
Célio Santos e Adalberto Fernandes, respectivamente diretor
de operações do Grupo Estado e
diretor-executivo de operações da
Folha, apresentaram ontem o diretor-geral da empresa. Trata-se
de Miguel Petribu, 46, administrador com passagem pela DHL,
pelo Sedex e pelo setor de cargas
da TAM.
Segundo Petribu, a SPDL oferecerá ao mercado "as melhores experiências práticas das duas empresas jornalísticas".
A rede de atendimento incluirá,
todos os dias da semana, 973 municípios brasileiros e 700 mil domicílios, numa abrangência de 50
mil quilômetros, envolvendo, em
toda a operação, cerca de 30 mil
pessoas.
Distribuição de revistas
Além dos dois principais jornais
editados pelos grupos Folha e Estado, serão entregues também os
títulos "Agora", do Grupo Folha,
"Valor Econômico", resultado de
parceria entre Grupo Folha e Organizações Globo, e "Jornal da
Tarde", do Grupo Estado.
Outros clientes da empresa são
o diário esportivo "Lance" e as revistas semanais "Época" e "IstoÉ".
Segundo afirmou Célio Santos,
"a fusão das atividades em uma só
companhia significará para as
empresas cotistas economia nos
custos de transporte e distribuição de 20% em seis meses, chegando a 30% em um ano".
Conforme Adalberto Fernandes, a mobilização de uma frota
de cerca de 1.300 veículos favorecerá a eficiência na entrega dos
jornais, que deverão chegar à casa
dos assinantes até as 6h30.
A iniciativa de promover uma
fusão para reduzir custos ocorre
num momento crítico do mercado editorial. As empresas do setor
enfrentam forte retração do setor
publicitário e aumento do custo
de sua principal matéria-prima, o
papel. Os jornais são confeccionados com produto importado, que,
tendo cotação em dólar dentro e
fora do Brasil, sofreu reajustes de
preços de mais de 100% na moeda
nacional, em dois anos.
E-commerce
A experiência de décadas na distribuição de jornais e, agora, a
criação de uma rede inédita de logística farão com que a empresa
atue fortemente no setor de entrega domiciliar expressa de produtos adquiridos pela internet ou
por telefone.
"Será a rede com maior capilaridade em atuação nos dois maiores mercados do país, a capital e o
interior de São Paulo", afirma Petribu.
No centro logístico de Alphaville, na Grande São Paulo, os produtos serão armazenados, embalados e despachados, de maneira
que a própria SPDL poderá gerenciar o estoque dos clientes. Em
seis meses haverá 25 pólos avançados de logística em todo o Estado.
A S. Paulo Logística e Distribuição já tem entre seus clientes Telefônica, BCP e Som Livre.
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