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Consumidor deve pesquisar e desconfiar
DA REPORTAGEM LOCAL
Fortes apelos publicitários e
promessas de recuperar o dinheiro perdido acabam seduzindo
consumidores inadimplentes desavisados. Na ânsia de buscar ajuda, podem encontrar empresas
ou associações vendendo "milagres". A Folha verificou anúncios
de entidades em locais públicos
em São Paulo que prometem descontos de 70% a 80% na dívida.
"É preciso desconfiar de "ofertas
extraordinárias"", diz Ricardo
Morishita, diretor do departamento de proteção e defesa do
consumidor da Secretaria de Direito Econômico, do Ministério
da Justiça. Segundo ele, há escritórios atuando nesse mercado e
que não têm a mesma função de
uma associação de classe sem fins
lucrativos. "Há um grande risco
de cair em golpes", afirma José
Eduardo Tavorieli de Oliveira,
membro da Comissão de Defesa
do Consumidor da OAB/SP.
O Idec e o Procon de São Paulo
aconselham o consumidor a procurar referências da entidade ou
da empresa que oferece ajuda. Pedem que não se comprometam a
pagar pelo serviço sem que o valor seja definido. Por fim, os especialistas dizem que, antes de recorrer à ajuda de terceiros, busquem o credor para negociar.
"Antes de se ligar a alguma entidade, vá à sede da associação ou
da empresa e leia o estatuto social
registrado", afirma Oliveira.
Há até uma espécie de cartilha
com explicações ao consumidor
elaborada pelo Procon/ SP. Nela,
há orientações para o inadimplente não assinar contratos que
não tenham dados como o preço
a pagar pelo serviço, formas de
pagamento e punições em caso de
atraso.
(EF e AM)
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