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Diversificação gera espaço para consultores
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Um dos segmentos que estão
pegando carona no quadro de expansão da educação é o da consultoria. "Estamos na era do conhecimento. As pessoas têm de
aprender a vida toda", diz o ex-ministro da Educação (1995-2002) Paulo Renato Souza, 59, que
hoje comanda uma empresa, a
Paulo Renato Consultores.
Para ele, a tendência é haver
uma diversificação ainda maior
na oferta de cursos e serviços. E,
para fazer frente a esse novo mercado, as instituições estão precisando se posicionar.
A missão das consultorias, nesse contexto, pode ser desmembrada em ao menos quatro frentes: a técnica (financeiro-pedagógica), a de treinamento (de gestores, técnicos e pedagogos), a burocrática (implantar e acompanhar projetos, planejar a captação
de recursos) e a estratégica (elaborar a política educacional).
A consultoria do ex-ministro
Paulo Renato atua com as áreas
pública e privada e com organismos internacionais e fundações.
Seu foco é o posicionamento estratégico da instituição no sistema
educacional e a busca de recursos.
Já a firma do educador João Batista Araújo e Oliveira, 57, a JM-Associados, desenvolveu um programa de alfabetização de crianças que tem como clientes secretarias de educação de todo o país.
"Quanto mais complexa a área,
mais mercado gera, e é isso o que
está ocorrendo com a educação."
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