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Objetivo inatingível afasta estímulo
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Não durou mais de uma semana a alegria do representante de
vendas Roberto Augusto de Oliveira, 34, quando o clube de recreação em que trabalhava anunciou benefícios extras para os
campeões na venda de cotas.
"Eram bons prêmios mas também era impossível ganhar", resume. As metas, segundo ele,
eram inatingíveis, e a própria empresa sabia que dificilmente os
funcionários fechariam aquele
número de negócios por mês.
Não adiantou argumentar.
"Sou um bom vendedor, mas
não posso fazer milagre. O plano
virou motivo de riso [entre os colegas de trabalho]", conta. "Ainda
não entendo o que a empresa
queria conseguir com aquilo. Toda a equipe percebeu o truque.
Ninguém é tão burro de cair em
uma bobagem dessas."
De acordo com os especialistas,
nesses casos não há muito a ser
feito. Como o profissional raramente consegue convencer a empresa a modificar o programa, o
conselho é procurar outras oportunidades de trabalho.
A resposta muitas vezes vem
com a chamada "operação tartaruga", em que a equipe, desmotivada, diminui a velocidade do
cumprimento das tarefas para
provocar o empregador.
Na área comercial, o "protesto"
não é possível, já que a remuneração depende quase totalmente de
comissões das vendas. "Desisti do
emprego", revela Oliveira, que
ainda está desempregado. Ele faz
questão de dizer, no entanto, que
não se arrepende. "Perdi completamente o estímulo."
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