|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
IMPULSO IDEAL
Benefício depende da cultura da companhia
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Sugerir inovações nem sempre
se traduz em crescimento na carreira. A valorização do profissional criativo depende do modelo
de gestão e da cultura da empresa.
"As conservadoras buscam
mais resultados do que criatividade", diz Valma Prioli, 38, consultora da Watson Wyatt do Brasil.
"São idéias autogerenciáveis, não
demandam muito investimento."
Nesse perfil, apontam especialistas, estão empresas do mercado
financeiro e de infra-estrutura.
Outras, mais ousadas, esperam
que os funcionários criem novas
formas de lidar com os processos
de produção e incentivam inovações que possam trazer lucros.
Entre os setores "abertos", estão
os de prestação de serviços, tecnologia, desenvolvimento de produtos, marketing e comunicação.
"As companhias preferem profissionais arrojados quando estão
iniciando as atividades", diz Fernanda Medeiros de Campos, 37,
diretora de recrutamento da Mariaca & Associates. "Já as tradicionais ficam com os pragmáticos."
Carlos Döppenschmitt, 24, gerente corporativo do Grupo Towsend aponta outra diferença.
"As empresas européias preferem profissionais que tragam redução de custos. Já as americanas
são orientadas para resultados."
A hora H
Antes de sugerir mudanças, é
preciso estar bem informado sobre as condições da empresa e
suas estratégias, para saber se é
mais importante criar ou otimizar
os processos já existentes.
"Se estão num ano de crescimento, valorizam a criação. Se
passam por um momento recessivo, economizar é um trunfo",
avalia Érica Consolini, da Adecco.
E o medo de errar deve ser superado. "O profissional precisa correr riscos calculados", afirma Fernanda Medeiros de Campos, diretora da Mariaca & Associates.
"Se não se mostrar, o profissional perde oportunidades. A quantidade de riscos que se aceita influi
até na remuneração", afirma
Thomas Case, do Grupo Catho.
Texto Anterior: Quem dá soluções ganha visibilidade Próximo Texto: Qualificação e oportunidades - Curso 1: Escola seleciona interessados em telemarketing Índice
|