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MERCADO PARA JOVENS
Com o programa do governo ainda engatinhando, empresas focam no público de baixa renda
Primeiro Emprego ganha versão privada
DA REDAÇÃO
Enquanto os envolvidos debatem a questão do estágio, outra
proposta de inserção de jovens no
mercado de trabalho vem tomando forma: o primeiro emprego.
O programa do governo federal,
que inclui capacitação, geração de
vagas e estímulo ao empreendedorismo, começou a operar em
novembro e já é alvo de críticas.
Empregou, nas capitais e nas regiões metropolitanas, apenas 686
jovens, dos 36.708 cadastrados. O
governo não nega que seja um número baixo, mas diz que o programa ainda está em fase piloto.
"O Primeiro Emprego não é só
o módulo da subvenção econômica [geração de vagas]. Até 30 de
janeiro, 45 mil foram qualificados
pelo Plano Nacional de Qualificação", afirma Remígio Todeschini,
secretário de Políticas Públicas de
Emprego do MTE.
"Na subvenção, esperamos
atender 50 mil até o final deste
ano. O programa caminha com o
crescimento da atividade econômica. Mas haverá mudanças, vamos simplificá-lo", completa ele.
Paralelamente, a iniciativa privada também mostra interesse no
tema. Cada vez mais empresas
(veja lista abaixo) organizam projetos de capacitação para jovens
carentes ou para filhos de funcionários, aliam-se a ONGs, a prefeituras e a instituições de ensino e
oferecem cursos sobre mercado
de trabalho. Em alguns casos, até
encaminham os diplomados a
empresas de contratação.
A Embraer, por exemplo, fez
parceria com a Associação Junior
Achievement (que incentiva o
empreendedorismo) e com a Prefeitura de São José dos Campos e
criou o programa Mini Empresa,
no qual todas as fases de uma firma são vivenciadas pelos jovens.
"São José é voltada para grandes
empresas e é carente de novas lideranças. Procuramos mostrar
alternativas", diz Luiz Sergio de
Oliveira, diretor de desenvolvimento social do Instituto Embraer Educação, que também
mantém um colégio com cursos
profissionalizantes para 600 alunos vindos da rede pública.
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