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Pesquisa ajuda a detectar cursos com conteúdo
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Para quem nunca fez um
curso por meio do "e-learning", os especialistas recomendam cautela. "Existem
muitas instituições renomadas, mas há também as picaretas", afirma Fredric Litto,
da Abed. Por isso o site
www.abed.org.br dá algumas dicas. "Um bom indicador de qualidade é ver se o
curso tem mais de um ou
dois anos e se a instituição é
de "notório saber'", afirma.
A legislação brasileira, segundo o secretário João Carlos Teatini de Souza, exige
que os cursos que expedem
certificados tenham momentos presenciais.
Se o curso for universitário, o interessado pode consultar o site da secretaria para verificar se tem autorização do Ministério da Educação (veja na pág. 3). Se for de
especialização, o principal é
se informar sobre o currículo da instituição e conversar
com os egressos. "Não há
ainda uma legislação sobre
esse tipo de curso, mas estamos discutindo o assunto."
Retorno
Carlos Alberto Fanelli, gerente da Boucinhas & Campos Educação, diz que é importante medir o retorno do
investimento para a implantação do "e-learning". Essa
mensuração, no entanto,
não pode levar em conta somente a dimensão financeira. "Esse é apenas um dos aspectos." Há que se avaliar
também a satisfação do
usuário. Para isso, é importante que o sistema de treinamento conte com uma tutoria, por exemplo, para dar suporte, medir o desenvolvimento do aprendizado e manter a interação humana.
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